A primeira publicação que podemos ver nas imagens, é o órgão oficial do Clube Filatélico Danúbio - "Briefmarkensammler Verein Donau", de Viena, o nº 3 de 2018 de «donau-post», com esta capa que nos lembra que a protecção de dados é uma realidade da vida actual. Mas a vida associativa destes filatelistas austríacos também é importante, e é isso que expressam nas páginas da sua publicação periódica. As novidades dos Correios da Áustria também estão em destaque, com fotografias dos últimos selos emitidos, na contracapa. As notícias das exposições, das sessões de trocas e textos da filatelia temática completam esta edição.
A seguir vem a publicação mensal «Filatelista» nº 8 de 2018 (1150), o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", com esta homenagem na capa aos 90 anos do Professor Zygmunt Wiatrowski, pedagogo e psicólogo do trabalho, com obras de literatura filatélica dirigidas aos jovens coleccionadores e não só. Esta grande homenagem ao ilustre professor, organizada pela União dos Filatelistas Polacos e pela Academia de Filatelia, é apresentada num bom artigo de Agnieszka Magiera, a Chefe de Redacção desta publicação. Dos vários artigos e estudos apresentados nesta edição, destaco dois sobre Correio Aéreo, e a apresentação por Jerzy Bielawski da nova edição do livro "Soldados das Legiões Polacas 1914/1917", de Zdzislaw Bitner e Ryszard Bratkowski, quando se comemoram os cem anos do fim da Primeira Grande Guerra.
Da Bélgica chegou o nº 26 de «Le Philatéliste Belge», a publicação trimestral da "Académie Royale de Philatélie de Belgique" e da "Société Philatélique Belge", editada por Patrick Maselis. A fotografia que esta capa nos mostra, é de um dos primeiros coleccionadores de selos, o filatelista belga Louis Hanciau (1835-1924), que foi autor de muitos trabalhos especializados sobre filatelia, editados na Casa Moens, do seu cunhado, e que foi distinguido com o "RDP - Roll of Distinguisted Philatelists". Entre os vários artigos que esta publicação nos apresenta, destaco de Mireille Lutz "La ligne de chemin de fer BRUXELLES-CHARLEROI-NAMUR (1840-1895) - Les ambulants du MIDI V et VI". Outros textos de grande qualidade e notícias destas organizações completam esta edição.
Sem comentários:
Enviar um comentário