As publicações do associativismo filatélico que trago hoje para divulgar são bem conhecidas de todos nós, pela grande difusão que têm feito ao longo de muitos anos de vida, junto dos associados locais e por todo o mundo, mas também com a nossa humilde contribuição para a difusão destas excelentes publicações junto dos nossos leitores, em todos os cantos do nosso planeta.
Não querendo magoar ninguém pela ordem de as divulgar, escolhi o mês de edição para as agrupar, e assim temos o órgão oficial «Boletim Informativo» da Sociedade Philatelica Paulista nº 231, referente a Abril, com esta capa que nos mostra um postal de São Paulo, em 1922, o Largo Paissandú com a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e o Hotel Suisso, edifício onde está instalada a sede desta Sociedade Philatélica. Estes filatelistas vão assinalar no próximo ano o centenário da SPP com diversas iniciativas, de que se destacam a edição de um livro com a História da Sociedade, uma exposição filatélica e emissão de selos comemorativos. Estaremos atentos a todas estas grandes iniciativas, para também participarmos na sua divulgação. Muitos artigos de vários temas e importantes informações para os sócios e filatelistas em geral, completam esta edição.
A segunda publicação também vem do Brasil, mas de Porto Alegre, é o «Rio Grande Filatélico» nº 81, referente aos meses de Abril a Junho, o órgão oficial da Sociedade Filatélica Rio-Grandense. Também esta Sociedade está a comemorar este ano a bonita idade de 87 anos, com as iniciativas habituais que vão assinalar este aniversário, como as Vendas sob Ofertas regulares, que também divulgo habitualmente, os jantares de confraternização e a organização de mostras e exposições regionais. Estes são alguns dos textos muito interessantes apresentados nesta edição: de Henrique Bunselmeyer Ferreira, Vice-Presidente da Sociedade e Editor da revista, "Um Pouco de História Postal: Carta de Cangossu (RS) para Pelotas (RS) de 1879", e o artigo "O Meridiano de Greenwich"; de Noely Luiz Orsato "Ensaios, esboços, provas e testes na Filatelia Comemorativa Brasileira - A Arte Filatélica de Jô Oliveira - 1977"; e "Os Diamantes do Brasil Império", de António Paulo Ribeiro.
De Falconara, na região italiana de Marche, chegou a publicação mensal «quaderno filatelico» número 135, órgão da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara" e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie". Em destaque estão as iniciativas que levam à realização das peças filatélicas personalizadas, os "Foglietto Erinnofilo", e desta vez temos os fogliettos comemorativos da "Giornata per la Vita", uma iniciativa com barcos-dragão para apoio às campanhas oncológicas, e também com imagem na capa o foglietto comemorativo "Cento Anni dall'Imprensa di Premuda. Alba di Gloria", que assinala o fim da Primeira Grande Guerra. As outras peças erinnofilas são dedicadas a Francesco Baracca, Paolo Soprani e Carlo Didimi. Outro tema em destaque é o do Panda, especialmente com a grande ligação aos amigos franceses, a Joël Lemaine, artista desenhador e pintor que tem colaborado em peças filatélicas destas associações, a Jérôme Pouille e a André Feller, o Presidente da Associação "Les Épicuriens de la Philatélie".
Sem comentários:
Enviar um comentário