segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Antigas Rotas Postais - V

O tema da "Emissão Europa 2020" trouxe o conhecimento de como eram as rotas e a distribuição postal antigamente, e assim ficamos com bonitas imagens de mapas com trajectos e rotas, as fardas e instrumentos usados pelos mensageiros e carteiros, ou os meios de transporte para levar mais longe a correspondência. E aproveitando esta última ideia, o Clube Nacional de Maximafilia, de Portugal, realizou estes bonitos postais máximos com os selos dos blocos da Madeira e Açores, que mostram o correio marítimo e aéreo com as obras da artista Maria Keil do Amaral, de 1942, da colecção do Museu das Comunicações, em Lisboa.




Ufficio Filatelico e Numismatico del Vaticano foi buscar imagens do antigo sistema postal romano, duas vinhetas do Corpus Agrimensorum Romanorum do século VI, contidas no Pal.lat. 1564, manuscrito do século IX da Biblioteca Apostólica do Vaticano. Os selos foram lançados no dia 23 de Junho e reproduzem a Colónia Axernias (Terracina) e a Colónia Iulia (Torino), num trabalho de impressão de Cartor Security Printing, de França.




A 24 de Março, o Ufficio Filatelico e Numismatico di San Marino lançava os dois selos da "Emissão Europa - 2020", mostrando dois mensageiros apeados num serviço que começou em 1607, e que representa num dos selos o carteiro a dirigir-se para o Monte Titano, e no outro a chegar à Porta del Paese, no centro histórico de San Marino. É um trabalho artístico da designer Marina Marcolin, com trabalho de impressão de Cartor Security Printing, de França. A votação para o melhor selo "Europa 2020" está a terminar neste próximo dia 9 de Setembro, mas ainda vão a tempo de escolher o vosso preferido deixando o voto "AQUI".



Sem comentários:

Enviar um comentário