quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Homenagem a Escritores Afro-Americanos

 Escritores afro-americanos estão a ser homenageados nas primeiras emissões filatélicas deste ano do Serviço Postal dos Estados Unidos da América - USPS, como este 46º selo da série "Black Heritage" que celebra a vida e obra de Ernest J. Gaines (1933-2019), e que foi lançado no dia 23 de Janeiro na Universidade da Louisiana, em Lafayette. Adicionando uma voz afro-americana vital à literatura americana, Ernest J. Gaines chamou a atenção mundial para gerações de homens e mulheres que afirmaram sua própria dignidade diante da opressão e violência raciais.

Duas obras deste escritor que destaco, "A autobiografia de Miss Jane Pittman" e "Uma lição antes de morrer", escritor que foi galardoado com a Medalha Nacional de Artes pelo Presidente Barack Obama. A arte do selo é uma pintura a óleo de Gaines baseada numa fotografia de 2001, obra de Robert Peterson fotografada por Raoul Benavides. O design gráfico foi de Mike Ryan e a direcção de arte de Greg Breeding. A impressão é de Banknote Corporation of America.


No dia 7 de Março vão homenagear a escritora e Prémio Nobel de Literatura, Toni Morrison (1931-2019), selo que será lançado na Universidade de Princeton, New Jersey. O selo mostra a escritora numa fotografia de Deborah Feingold, do ano 2000. O design gráfico e direcção de arte é de Ethel Kessler, e a impressão é de Banknote Corporation of America.

O seu primeiro romance, "The Bluest Eye", de 1970, é uma importante investigação sobre a vida de uma menina afro-americana de 11 anos lutando contra estereótipos raciais negativos, a negligência da sociedade e maus-tratos. O seu primeiro best-seller nacional, "Song of Solomon", foi editado em 1977.


Sem comentários:

Enviar um comentário