terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Publicações recebidas - Fevereiro - I

 Hoje vamos ver estes excelentes exemplares da Literatura Filatélica que se faz em português, começando por «O TIMBRE» nº 19 da Série II, Boletim da Confraria Timbrológica Meridional «Armando Álvaro Bóino de Azevedo», de Évora, associação que está de parabéns pelo seu 33º aniversário e pela grande realização que foi a XXVII Exposição Filatélica Nacional "EBORA 2022", que é aqui mostrada em grande reportagem.

Em destaque na publicação os artigos "Aquila Airways - Ligação Aérea Southampton - Lisboa - Funchal", de João Soeiro, o director do boletim e Presidente da Confraria Timbrológica Meridional, e de Américo Lopes Rebelo, "A Caça em Portugal vista através da Filatelia". Outras notícias filatélicas e sobre a Exposição Europeia "LIBEREC 2022", com o respectivo palmarés da participação portuguesa, completam esta edição.


«Boletim do Clube Filatélico de Portugal» número 478 também chegou há poucos dias, esta excelente publicação que nos traz muito conhecimento de várias áreas da filatelia, e com esta bonita capa a mostrar ao mundo uma parte do Padrão dos Descobrimentos. Também aqui se recordam os momentos comemorativos de mais um aniversário do nosso grande Clube Filatélico de Portugal, 79 anos com o 15º Troféu Dias Ferreira e jantar comemorativo.

Entre os vários artigos e estudos, destaco aqui alguns e proponho que leiam ou procurem nas vossas associações estas publicações para aprender sempre. E assim: de Luís Frazão, "O Correio Português em Roma (1561-1581)"; dos filatelistas Eduardo e Luís Barreiros, Portuguese India "natives" - The First Issues 1871-1888; e de Acácio Horta da Luz, "O Correio e o Hotel Cruzeiro do Sul. Caldas de Vizela - Secs XIX-XX". Leiam, pois vão encontrar outros artigos muito interessantes de Armando Bordalo Sanches, Luís Rocha, António Abreu, Fernando Couto, Américo Rebelo e Claudino Pereira. 


Do Brasil chegou o «Boletim Informativo» da Sociedade Philatelica Paulista número 240, apresentando como manchete o Índice dos artigos publicados e referências à actividade virtual da sociedade, como a SPP Conecta e a Venda Sob Ofertas Virtual, iniciativas que surgiram com a pandemia e tiveram sucesso, reconhecendo que a divulgação por estes meios chega a muita gente que colecciona e a outros que podem vir a coleccionar.

Aqui há bons artigos de história postal, filatelia temática, aerofilatelia e outras áreas, e os links para todas as palestras da SPP Conecta de 2021, que podem ver na plataforma YouTube. A "BRAPEX 2021 - 1ª Exposição Filatélica Nacional Virtual" também tem destaque, e com a lista dos participantes e palmarés. Descubram estas excelentes publicações da filatelia mundial que se fazem em português. 


Sem comentários:

Enviar um comentário