O Corpo de Polícia de Segurança Pública foi criado em Macau no dia 14 de Março de 1691, com a responsabilidade da segurança e salvaguarda da tranquilidade pública deste território. Estão a comemorar os 325 anos de existência, e os Correios de Macau emitiram no dia 14 de Março uma série de quatro selos e um bloco filatélico comemorativos, com trabalho de design de Ng Wai Kin, e impressão de The Lowe-Martin Group, do Canadá. As peças filatélicas mostram os agentes deste corpo de polícia em várias situações, os vários tipos de fardamentos e meios de intervenção.
No dia 8 de Abril emitiram uma série de quatro selos e um bloco filatélico do tema «Poesia Clássica Chinesa - Balada de Mulan». Do texto sobre esta emissão, de Yin Degang, apresentado no site dos Correios de Macau, e com tradução de André das Dores Cordeiro, da Direcção dos Serviços de Correios, retirei este pequeno excerto que transcrevo aqui: "A Balada de Mulan é um longo poema narrativo difundido no Norte da China durante o período das Dinastias do Norte e do Sul (420-589). É uma obra representativa das canções populares «Yuefu», da Dinastia do Norte. A Balada de Mulan, também conhecida como Poema de Mulan, narra a história da jovem Mulan, retratada numa imagem gloriosa e descrita como heroína, que, disfarçada de guerreiro, tomou o lugar do pai no exército".
É esta a história que os selos representam, com trabalho artístico de Poon Kam Ling e impressão da Cartor Security Printing, de França. O bloco apresenta o logotipo da «LUBRAPEX 2016», e há ainda a edição de quatro postais e o habitual sobrescrito de primeiro dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário