O Cante Alentejano é desde 27 de Novembro de 2014, considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade. É uma forma tradicional de cantar em várias regiões do Alentejo, em Portugal, executado por grupos corais, e que teve a sua origem no Baixo Alentejo, estando hoje disseminado por todo o Alentejo e na área Metropolitana de Lisboa, cantado essencialmente por grupos institucionalizados. Há muitos anos, esta era uma forma de expressão e diversão nos momentos de lazer do trabalho agrícola.
Os CTT - Correios de Portugal lançam amanhã, dia 27 de Abril, uma emissão filatélica comemorativa desta classificação da UNESCO, do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, composta por dois selos e um bloco filatélico com outros dois selos, num trabalho gráfico do Atelier Design&etc, com fotografias de Augusto Brázio e com impressão de Bpost, da Bélgica.
O selo de €0,47, que mostra um pormenor de traje masculino do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, tem incorporado conteúdos multimédia, que são explicados na pagela da emissão, ou podem também ver nesta ligação - https://vimeo.com/161371148. O selo de €0,80 apresenta um pormenor de traje feminino, do Grupo Coral Feminino de Cantares de Alcáçovas. Quanto aos selos do bloco, mostram o Grupo Coral Alma Alentejana de Peroguarda e o Grupo Coral do Sindicato dos Mineiros de Aljustrel. As imagens de fundo do bloco, mostram em cima a Associação Grupo Coral e Etnográfico Amigos do Alentejo, do Feijó, o Grupo Coral Mainantes, de Pias, e o Rancho Coral e Etnográfico Os Camponeses de Vale de Vargo. As imagens de fundo do bloco, mostram em baixo o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Brinches, o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, e o Grupo Coral Feminino de Cantares de Alcáçovas.
Sem comentários:
Enviar um comentário