domingo, 17 de julho de 2016

Filatelia e Turismo no Quirguistão

As bonitas imagens que os selos e as peças filatélicas transmitem, mostrando monumentos, sítios históricos, paisagens e cidades de todo o mundo, incentivam ao conhecimento, ao turismo, ao querer ver de perto e ao vivo, e aí a filatelia cumpre mais uma das suas funções. É o que está acontecer no Quirguistão, com esta edição de quatro Inteiros Postais postos a circular pelo Kyrgyz Express Post, e que mostram paisagens e monumentos deste país, «My Kyrgyzstan».

Foi no dia 16 de Junho, o primeiro dia de circulação destes Inteiros Postais, como se pode ver no carimbo de Bishkek desenhado por Anastasia Pariniuc. Quanto ao selo impresso, igual nos quatro postais, com a taxa de valor «A» para o correio internacional, representa um mapa geográfico do Quirguistão e o símbolo do Kyrgyz Express Post, o segundo operador postal designado do Qurguistão, num trabalho de design de Aliona Cojocari. E o primeiro postal mostra a Praça Ala-Too com o monumento Aykol Manas, e o Museu Nacional de História da República Quirguiz, numa fotografia de A. Sorokin. O segundo postal mostra a Torre Burana, um monumento do Património Cultural datado do século XI, com fotografia de A. Sorokin.

A terceira imagem é do Lago e da Montanha Issyk-Kul, que já tem aparecido em outros selos e peças filatélicas do Quirguistão. Esta imagem é de A. Novoselov. O último postal mostra as Montanhas Tian Shan, uma fotografia de M. Kniti. Foram emitidos dois mil e quinhentos postais de cada, com impressão de Adver Group, de Bishkek.






Sem comentários:

Enviar um comentário