sábado, 16 de julho de 2016

Publicações recebidas - Julho - 1

A revista «Cábula Filatélica» é o órgão de divulgação da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, e este nº 30 que recebi, referente a Maio de 2016, é uma edição especial que homenageia algumas entidades da cidade de Coimbra que foram filatelizadas ao longo dos últimos anos, com emissões de selos, marcofilia comemorativa, franquias mecânicas e outras peças filatélicas que de alguma forma divulgaram essas entidades.

É um trabalho muito interessante que divulga a filatelia e marcofilia de Coimbra, e que desde 2012 tem vindo a homenagear a Universidade, as Secções Desportivas e Culturais da Associação Académica, e a história e importância das Faculdades existentes na Universidade de Coimbra, nestas edições especiais da «Cábula Filatélica».

Da Coreia do Sul chegou a publicação mensal da Federação de Filatelia, o número 606 referente ao mês de Julho da «Philatelic Monthly Woopyo», que mostra na capa a próxima emissão filatélica deste país, que será lançada no dia 19 de Julho, e que representa caixas de correio e marcos de vários países. Nas notícias dos eventos filatélicos, o destaque vai para a Exposição de Nova Iorque «World Stamp Show - NY 2016», e para o palmarés da Coreia, assim como para outras exposições regionais.

Esta publicação apresenta sempre artigos temáticos e de história postal, assim como estudos sobre emissões e sobre as várias classes da filatelia. Destaco ainda deste número um artigo sobre os selos da antiga colónia portuguesa de Moçambique e de Vasco da Gama.

Da Federação Filatélica da Áustria - Verband Österreichischer Philatelistenvereine, chegou o seu órgão oficial «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich», números 7 e 8 de 2016, número duplo para não haver publicação em Agosto, mês de férias. A capa desta revista homenageia um dos pioneiros da arquitectura austríaca, Otto Wagner (1841-1918), com a emissão de um selo que foi posto a circular no dia 13 deste mês, neste ano em que se comemora o 175º aniversário do seu nascimento. A imagem da capa mostra o selo e o edifício dos Correios, em Viena, da sua autoria.

É uma publicação com muita informação de todas as actividades dos filatelistas da Áustria, com as suas exposições filatélicas, mostras, reuniões, iniciativas para os jovens filatelistas, e bons artigos da filatelia temática e de história postal. Neste número destaco o artigo de Andreas Raffeiner «Happy Birthday, Queen Elizabeth!», muito ilustrado com selos que mostram vários anos de reinado.




1 comentário: