quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Emissões Filatélicas da Suécia

Este dia 10 de Novembro, foi o primeiro dia de emissão de quatro novas séries de selos dos Correios da Suécia - PostNord, emissões muito bonitas e de grande qualidade técnica, como nos habituaram sempre, e com cabimento em várias colecções temáticas. E começo pelos selos que vão circular neste Natal, a série «Tomtar», os pequenos seres que aparecem nesta altura do ano para protegerem as famílias e os animais, e que estão enraizados na cultura e na literatura infantil dos países escandinavos. Nesta série eles estão a proteger os animais. É um trabalho artístico de Harald Wiberg (1908-1986), com design de Eva Wilsson. São seis selos auto-adesivos que mostro no sobrescrito de primeiro dia, nos seis postais máximos e na bolsa de apresentação com ilustração. É apresentada em carteira/booklet com duas séries de cinco selos, sendo o selo mais pequeno (brev) de rolo.

Seguem-se as «Auroras boreais», uma série de cinco selos auto-adesivos com design de Gustav Martensson e fotografias de Göran Strand. A carteira apresenta os cinco selos com etiquetas "Prioritaire". É um fenómeno atmosférico muito bonito que aparece nestes países do Norte, e que já tem outras emissões filatélicas anteriores. A Universidade de Lund, no Sul da Suécia, está a comemorar os 350 anos da sua fundação, em 19 de Dezembro de 1666, pela iniciativa da Rainha Hedvig Eleonora, na altura "Regia Academia Carolina". É a emissão de um bloco filatélico com dois selos, com design gráfico de Gustav Martensson, baseado em fotografias de Kennet Ruona e Petra Francke, e gravação de Lars Sjööblom. O fundo do bloco tem fotografias de Gunnar Menander, Petra Francke e Gustav Martensson.

Para terminar, temos a emissão dedicada aos «Cervídeos», estes animais tão comuns no Norte da Europa, e que nesta série de cinco selos mostram cinco espécies, como o Veado-vermelho, o Alce, a Rena, o Gamo e o Corço. Também aqui mostro nas imagens a carteira com duas séries, o sobrescrito de primeiro dia e a bolsa de apresentação com ilustração. O design da emissão é de Daniel Bjugard, baseado em fotografias de Tore Hagman, Thorsten Milse/TT, Torbjörn Arvidsson/Matton Subscription, Stefan Örtenblad/Johnér, e Peter Cairus/Nature Picture Library. A impressão é de PostNord Stamp Printing, de Estocolmo.
















Sem comentários:

Enviar um comentário