sábado, 5 de novembro de 2016

Novidades das Ilhas Faroé

As últimas novidades filatélicas dos Correios das Ilhas Faroé foram lançadas no dia 26 de Setembro, e são estas que apresento hoje aqui. E a primeira é uma grande inovação na impressão e grafismo de selos postais, um selo dedicado ao Peixe, uma das mais importantes fontes de rendimento desta região, com a singularidade de apresentar um pedacinho da pele de bacalhau colado ao papel. Embora tenha recebido os outros selos que apresento aqui, este não recebi talvez pela sua raridade (do peixe). É um trabalho de design de Martin Mörck, com impressão em offset/talhe-doce da Cartor Security Printing, de França. Onde irá chegar a imaginação para apresentação de selos postais? Esta está muito interessante, porque a pele de peixe muda de tonalidade conforme a estamos a ver.

Uma outra emissão de dois selos é dedicada aos «Trajes Nacionais I», uma tradição que ainda hoje é usada por este povo em festas e importantes eventos nacionais, com trajes ricamente bordados e com jóias de prata para adorno. Esta é a primeira série, e nas seguintes vão mostrando também peças de vestuário feminino e masculino, e neste selos podemos ver camisas e coletes ornamentados. É um trabalho de gravação de Edward Fuglo, e impressão realizada na Áustria por OeSD. Esta emissão é apresentada também em carteira com três séries de selos auto-adesivos.

Para o Natal emitiram este bloco com dez selos, que mostra a vida de Jesus Cristo, um trabalho que foi realizado em 2013 para a Igreja Cristã de Klaksvík, da autoria de Edward Fuglo. É um trabalho feito em madeira com técnica mista, de pintura e relevos acrílicos, que agora é transposta para os selos postais. É um trabalho de impressão de Lowe-Martin Group, do Canadá. No dia 3 de Outubro puseram a circular estas quatro etiquetas, dedicadas a Festivais de Música que se realizam nas Ilhas Faroé, o «G! Festival» que se realiza na aldeia de Sydrugota, o «Festival de Verão», no centro de Klaksvík, o «Sorvágs Country & Blues Festival», e o «Voxbotn».

Deixo também aqui a imagem da capa da última revista «Posta Stamps - Faroe Islands» nº 28, que apresenta com todo o pormenor estas últimas emissões filatélicas, e um artigo de homenagem à Directora dos Correios e do Serviço de Filatelia Svanbjorg Manai, pelos seus 40 anos de carreira dedicada aos Correios das Ilhas Faroé.





1 comentário:

  1. Very nice an interesteing issues.The Posta Stamps brochure can be sent to all interested persons free of charge by contacting stamps@posta.fo

    ResponderEliminar