segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Leilões Filatélicos de Dezembro - I

A Casa Leiloeira Internacional de Genebra, na Suíça, David Feldman, a comemorar o 50º aniversário da sua criação, realiza os seus Leilões de Outono esta semana com início amanhã, dia 5, e prolongando-se até dia 9,com estes oito excelentes catálogos muito ilustrados e der grande qualidade, que nos mostram e descrevem cada lote em pormenor. Está aqui a filatelia de todo o mundo, com séries especiais em cada dia, de colecções particulares que são postas à venda, como vou descrever, mas com destaque especial para os muitos milhares de selos e peças filatélicas mundiais. Estes catálogos e algumas destas peças estiveram expostas no stand de David Feldman na "MonacoPhil 2017", neste último fim-de-semana.

Este primeiro catálogo, para o dia 5 de Dezembro, apresenta a colecção de Filatelia Clássica da Finlândia, de Erkki Toivakka, que foi galardoada com o Grande Prémio Nacional da Exposição "FINLANDIA 2017", com peças muito raras e de grande beleza. Entre os duzentos e quarenta e seis lotes deste catálogo, destaco as estrelas desta venda, três lotes de tete-beche muito raros. O segundo catálogo, também para o dia 5, apresenta muitas peças filatélicas das colecções premiadas do Tibete, de Bo Olsson e de Bengt-Erik Larsson, num total de seiscentos e oito lotes onde estão incluídos muitos selos do Butão e do Nepal. Os últimos lotes deste catálogo são mesmo colecções muito completas e premiadas do Nepal, de 1881 a 1903, e do Tibete, de 1854 a 1988. Inclui a lista que Bo Olsson fez dos selos do Tibete.

A seguir mostro o catálogo da colecção "Levante Francês", de David Franco, que apresenta cento e noventa lotes de peças circuladas com carimbos muito raros das dependências postais francesas na Ásia, Síria e Egipto. Este leilão é no dia 6. E do dia 6 ao dia 9 vão leiloando este grande catálogo principal, com mais de seiscentas páginas, e que tem para venda quinhentos e quarenta e três lotes de França e colónias, mil cento e dezanove lotes da filatelia europeia, setecentos e treze lotes de países fora da Europa, cerca de duzentos lotes de colecções de todo o mundo, e setecentos e noventa lotes da Grã-Bretanha e Império Britânico.

No dia 7 vão leiloar as grandes raridades do mundo, com cento e dezoito lotes para venda de peças circuladas, documentos e selos, onde estão incluídos grandes estrelas deste leilão, como os documentos de acções judiciais brasileiras seladas com "Olhos-de-Boi", de 1843 e 1846, peças da China, e peças pré-filatélicas de colónias portuguesas, entre outras. Ainda no dia 7 levam à praça este catálogo da colecção "Adamastor", das Ilhas Maurícias, com mais de duzentos e setenta lotes para venda, grandes raridades que vão atingir valores muito altos. Para o dia 8 há estes dois catálogos especiais, um da colecção "Tatiana", da ocupação alemã da Ilha Mafia (Tanganica), com mais de trezentos lotes, e o catálogo da colecção de Danforth Walker "Estados Principescos da Índia", com trezentos e vinte seis lotes e descrição pormenorizada de cada localidade e estado.

Acedam ao site desta Casa Leiloeira para verem e acompanharem toda esta excelente venda filatélica mundial.








Sem comentários:

Enviar um comentário