quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

As Viagens do Papa Francisco

Começou esta semana um novo périplo do Papa Francisco pelo mundo, desta vez pela América do Sul. Estas viagens têm sido assinaladas com emissão filatélica anual, reportando ao ano anterior, ou seja, no dia 23 de Novembro o Ufficio Filatelico Numismatico da Città del Vaticano lançou a emissão "Viagens do Papa Francisco no Mundo em 2016". Como se inicia esta semana um novo ciclo destas viagens, trago esta emissão que ainda não tinha divulgado.

Cada selo mostra uma representação dos locais visitados, e cada um tem trabalho artístico de autor diferente. Assim temos o selo dedicado à viagem ao México, que se realizou de 12 a 18 de Fevereiro de 2016, mostrando o Papa abraçar uma menina vestida com traje típico, e uma imagem da Virgem de Guadalupe, um trabalho artístico de Orietta Rossi. A seguir vem o selo dedicado à visita que realizou à Ilha de Lesbos, na Grécia, a 16 de Abril, para contactar com refugiados que chegaram à ilha, e que estão representados no selo, assim como o Patriarca Ecuménico Bartolomeu e o Arcebispo de Atenas, Jerónimo II, num trabalho artístico de Gabriella Titotto.

A visita à Arménia aconteceu de 24 a 26 de Junho de 2016, e a designer Daniela Longo representa o Papa Francisco junto do Monumento ao Genocídio Arménio de Erevan. Já na Polónia, de 27 a 31 de Julho, o Papa participou nas "XXXI Jornadas Mundiais da Juventude", e a artista Daniela Fusco representa-o a orar junto do Campo de Concentração de Auschwitz. Os últimos dois selos mostram as viagens à Geórgia e Azerbaijão, e a viagem à Suécia. O autor do desenho do primeiro selo, Patrizio Daniele, representa a Mesquita de Bibi Heybat, em Baku, e a Virgem do Palácio do Patriarcado de Tbilisi, unidas por uma pomba da Paz, viagem realizada de 30 de Setembro a 2 de Outubro. A viagem à Suécia aconteceu de 31 de Outubro a 1 de Novembro, para assinalar os "500 Anos da Reforma Protestante", e o autor do desenho, Chiara Principe, mostra o Papa Francisco e o Bispo Munib Yunan, Presidente da Federação Luterana Mundial, assinarem uma declaração conjunta na Catedral de Lund.



4 comentários:

  1. Belos selos e relatam as atividades papais. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Bem recomendada a sua matéria Mario, parabéns pelo blog e sempre de muita novidades, abraço

    ResponderEliminar
  3. Como conseguir tais exemplares e correlatos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Vittorio Esposito. Posso enviar estes selos. Escreva para o meu e-mail

      Eliminar