sábado, 13 de janeiro de 2018

Publicações recebidas - Janeiro - I

Já começaram a chegar as novas publicações filatélicas deste ano, excelentes órgãos oficiais de federações filatélicas, que nos desejam um Bom Ano Novo de 2018, nas suas bonitas capas. É o que acontece com «Filatelista» nº 1 de 2018 (1143), o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - Polski Zwiazek Filatelistów, que faz votos do cumprimento dos nossos desejos neste ano, que passam obrigatoriamente também pela filatelia e pelas nossas colecções. Um dos temas que a publicação apresenta com chamada na capa, e desenvolvimento no interior com artigo muito ilustrado de Jan Swadzba, é sobre "As Montanhas Tatra no Inverno" com selos e peças filatélicas alusivas a este tema. Apresenta ainda a segunda parte do estudo de Andrzej Klosinski, sobre "História do Correio Aéreo na Polónia", e muitos outros artigos de grande qualidade da filatelia temática e história postal, assim como notícias da vida associativa polaca.

O Fogo de Artifício rebenta neste Ano Novo, e a capa de «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» nº 1 de 2018 assim o reproduz, mostrando que este Ano Novo começa em festa, e que tem de continuar assim. Este é o órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - Verband Österreichischer Philatelistenvereine, que mostra na capa o selo que vai ser lançado pelos Correios da Áustria no dia 22, "Tuba Vienense", com trabalho artístico de Maria Schulz. Mas contêm mais informação de outros lançamentos desta Administração Postal no suplemento "Album", os selos personalizados, os carimbos e muito mais. Quanto aos artigos de fundo, são especializados em história postal, filatelia temática e tradicional, assim como muita informação das actividades das associações locais, dos jovens filatelistas, e da vida associativa desta federação. Um dos destaques é a reportagem sobre uma visita escolar ao Centro de Distribuição Postal dos Correios Austríacos.

A revista «Clube do Colecionador» dos CTT - Correios de Portugal, número 2 do Ano XXXII, referente ao semestre de Julho a Dezembro de 2017, apresenta na capa uma réplica 1:1 de capacete «Sandtrooper», da Saga Star Wars, uma peça da colecção particular de João Correia, com foto de Nuno Delícias Fotografia. Este coleccionador apresenta um texto sobre estes filmes, sobre as colecções deste tema e sobre a Legião 501, que fundou em Portugal. Para além disto, têm também a emissão filatélica que foi lançada no dia 25 de Agosto, para comemorar os "40 Anos de Star Wars". Como é uma revista de coleccionismo, apresenta outras colecções e textos dedicados a elas, como os "Marcadores de Livros", de Vera Valadas Ferreira, o texto "Uma Viagem ao Entrudo Chocalheiro", de Ana Catarina Silva, com a numismática em destaque, ou o texto de Samuel Alemão "A Sedução dos Cafés Portugueses com História", que teve emissão filatélica e edição de livro temático, entre outros textos que completam esta edição.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário