domingo, 21 de janeiro de 2018

O Ano Lunar em Selos de Macau

No início do Ano Lunar Chinês já é habitual os Correios e Telecomunicações de Macau lançarem a emissão filatélica correspondente a cada ano, uma emissão que mostra o trabalho artístico que representa o Animal do Zodíaco Chinês. Este ano é o Cão, e esta Administração Postal pôs a circular no dia 5 de Janeiro esta série de cinco selos e um bloco filatélico com um selo em forma de losango, como mostro nas imagens.

É um trabalho artístico de Wilson Chi Ian Lam, com trabalho de impressão de Joh. Enschedé Security Print, da Holanda, para o bloco filatélico, e de Sprintpak, da Austrália, para a série de selos. No selo de "Cão de Terra" foi utilizada a técnica de relevo, para realçar o bule em forma de cão. Foram editados também cinco bilhetes postais, deste mesmo tema para máximos, e os sobrescritos de primeiro dia. No dia 31 de Janeiro vão lançar as etiquetas postais comemorativas deste "Ano do Cão", e também já puseram a circular as moedas comemorativas de colecção, em Prata e Ouro, no dia 8 deste mês.

O Ano Novo Chinês de 2018 começa a 16 de Fevereiro, e termina a 4 de Fevereiro de 2019, marcando o início do Festival da Primavera, e na Ásia serão realizadas várias festividades e feriados alusivos a este tema. Segundo as tradições chinesas, este é um signo que se rege pela honestidade, lealdade e protecção dos mais fracos.




Sem comentários:

Enviar um comentário