domingo, 23 de janeiro de 2022

Publicações recebidas - Janeiro - I

 Hoje tenho para vos deixar como dica de leitura, alguma da excelente literatura filatélica em português que chega às minhas caixas de correio, como esta que mostro em primeiro lugar, «O Timbre» número 17 da série II, boletim da Confraria Timbrológica Meridional "Armando Álvaro Bóino de Azevedo", com sede em Évora. É a primeira vez que recebo esta publicação, e estou a gostar.

É dirigida pelo filatelista João Soeiro, membro da direcção da Federação Portuguesa de Filatelia, e conta neste número com as excelentes participações: de Américo Rebelo com o artigo "O Papa Figos - Visto através da Maximafilia"; de Bento Grossinho Dias com o artigo "De Segura a Registada - Letras, cautelas, certificados e recibos"; de João Soeiro o artigo "Charles Augustus Lindbergh - Herói da Aviação Mundial"; de Pedro Vaz Pereira o artigo "As Bóias de Correio nos Mares dos Açores, e os barcos de correio de St. Kilda"; e de Vitor Gonçalves o artigo sobre "A 18ª Conferência Mundial do Escutismo (Lisboa) na Filatelia". Este filatelista, Vitor Peres Gonçalves, especializado no tema "Escutismo", dá uma entrevista para esta publicação. Outros temas do associativismo completam esta edição.



Da Sociedade Filatélica Rio-Grandense, de Porto Alegre, no Brasil, chegou o seu órgão de divulgação «Rio Grande Filatélico» número 95, com aviso aos sócios que a sede já está a funcionar para as habituais reuniões de intercâmbio de experiências e conhecimentos, e para a realização das Vendas sob Ofertas. Desta edição destaco os artigos: de Ulrich Schierz, "A Alemanha e sua História Filatélica"; de Angélica Ricci Camargo, o artigo "O Cargo de Diretor-Geral dos Correios no Período Imperial", texto originalmente publicado pela Memória da Administração Pública Brasileira / Arquivo Nacional, em 2015; de Henrique Bunselmeyer Ferreira, "Um Pouco de História Postal: Carta circulada em 1866 de Ubá para Serro, na Província de Minas Gerais, tratando de dois escravos fugidos"; e de Fabio Monteiro, os artigos "A Carimbologia do Alcides", "São Gonçalo do Serro", e "O Carimbo Uictoria (P.A. 1183)". Outras notícias completam esta edição.



A chegar também do Brasil, mas este em formato digital, o «Boletim Filatélico» nº 41 do Clube Filatélico Brusquense, de Brusque, Santa Catarina, que também podem ver na sua página de Facebook, com esta bonita capa a destacar a cultura grega e as Cariátides, da Acrópole. Este é o tema de um dos principais artigos da autoria de Jorge Paulo Krieger Filho, "Os Gregos - Patronos da Civilização Ocidental", peça ilustrada com bonitos selos que destacam esta cultura, e com imagens obtidas pelo autor quando esteve na Grécia.

Para além de muita informação da vida associativa local e do Brasil, a edição apresenta outros textos, como: "História Postal - Cidades e carimbos do império"; "Colecionismo, cultura e prazer", de José Carlos Daltozo; "A Segunda Guerra Mundial na Filatelia"; e a divulgação da edição dos CTT - Correios de Portugal, o livro "D. Manuel I (1469-1521) - Venturas e desventuras de um Rei de Portugal". 




Sem comentários:

Enviar um comentário