quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Publicações recebidas - Janeiro - II

 Vou folhear mais algumas das excelentes publicações filatélicas que recebo, para vos deixar alguma ideia dos conteúdos, mas principalmente para vos aguçar a curiosidade. Procurem nas vossas associações ou associem-se para as receber. E a primeira imagem é do «Boletim do Clube Filatélico de Portugal» número 474, publicação sempre com matérias de grande qualidade e de renomados filatelistas, que ajudam os coleccionadores. A capa é uma chamada para o artigo "O Exotismo do Chocolate na Filatelia", de Olga Fernandes Esse, a filatelia temática aqui a ombrear com temas mais clássicos e de História Postal.

E esta edição dá-nos ainda os artigos de: Luís Frazão, "Os selos da Taxa de Guerra de Timor"; de Eduardo Barreiros e Luís Barreiros, "As duas últimas emissões de selos "nativos". Correcção à data da sua emissão"; de Altino Silva Pinto, "Marcofilia de Moçambique - Reflexão e Actualização"; de Armando Bordalo Sanches, "O Porte a Pagar em Portugal - V"; de António Abreu, "Correio Marítimo em 1841 - Carta de Livorno para o Porto via Cadiz e Lisboa"; de Claudino Pereira, "O Ultimato Inglês de 10 de Janeiro de 1890 e a União dos Atiradores Civis"; de José Cardia Lopes, "Uma Questão a Propósito da Emissão Comemorativa do 5º Centenário da Descoberta da Guiné"; e de Pedro Gonçalves Grade, "Algumas notas a propósito dos selos novos de 100 réis da emissão de D. Maria II".



A União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów" edita o seu órgão oficial «Filatelista», e este é o número 1191, o primeiro do ano 69. A capa destaca, com fotografia, a segurança e controlo nas casas impressoras de selos, um tema que é tratado também no artigo em que se faz o "Rescaldo do 100º aniversário do nascimento de Czeslaw Slania", de Zygmunt K. Jagodzinski. Esta publicação polaca concorreu na Classe de Literatura Filatélica na Exposição Internacional "NOTOS 2021", tendo obtido Medalha de Vermeil Grande, uma premiação que valoriza o trabalho destes filatelistas e colaboradores.

A prevenção dos fogos na floresta pode ser tema para desenvolver na filatelia, e Krzysztof Trawinski dá uma ajuda com o seu artigo "Nós não fumamos na floresta". Mais alguns destaques: "União Postal Universal. Início e História", de Agata Matyschok-Nyckowska; "A actividade do Correio Aéreo na Polónia no ano de 1973", de Andrzej Klosinski, que tem vindo a divulgar este tema por anos; de Julian Auleytner, "Suplemento relativo à circulação postal de selos da emissão de Cracóvia"; e outros artigos de História Postal e temáticos de grande interesse que completam a edição.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário