quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Novidades da Filatelia de Macau

 Há novas emissões de selos dos Correios e Telecomunicações de Macau, como esta da "Gastronomia Macaense" de quatro selos e um bloco filatélico, que deveria ter sido lançada a 20 de Julho, mas por questões de restrição da pandemia, só foi lançada no dia 15 de Agosto. É um trabalho artístico de Victor Hugo Marreiros, e impressão de Cartor Security Printing, de França. Editaram também quatro postais.

A cozinha macaense recebeu influências do que os portugueses levaram no século XVI, mas também de outros povos que chegavam ao território. Hoje é uma cozinha muito própria, uma mais-valia para o turismo de Macau. Os selos mostram os pratos típicos: Minchi, Porco Balichão Tamarindo, Tacho, Porco Bafassá e Bolo Menino.



Ainda no dia 15 de Agosto lançaram esta emissão filatélica, comemorativa do "Arraial de São João", que estava programada para 24 de Junho. Como nos diz o comunicado de imprensa, e que transcrevo: O "Arraial de São João" é para comemorar os 400 anos da vitória de Macau contra uma tentativa de invasão estrangeira. Na alvorada do dia 24 de Junho de 1622, uma armada holandesa de 13 navios encontrava-se na rada a fazer o cerco a Macau, tendo sido, contudo, repelida e destroçada por um pequeno número de habitantes locais. Esta vitória "miraculosa" teve lugar no dia de São João Baptista, por isso, São João Baptista foi declarado o Padroeiro de Macau.

É um trabalho artístico de Lui Chak Keong, e impressão de Cartor Security Printing, de França.



Sem comentários:

Enviar um comentário