terça-feira, 19 de março de 2024

Novidades das Ilhas Faroé em Fevereiro 2024

 Os Correios das Ilhas Faroé puseram a circular no passado dia 26 de Fevereiro, estas emissões filatélicas comemorativas que apresento hoje. Assinalaram os cem anos da entrada em funcionamento do Hospital Rainha Alexandrina, com o bloco filatélico de um selo de 67 coroas dinamarquesas, que mostra uma pintura do artista J. Waagstein, de 1943, representando os vários edifícios construídos até à data. Desde então tem havido expansões contínuas que fazem desta unidade um grande Hospital Central. O bloco filatélico tem trabalho de impressão de Cartor Security Printing, de França.


A Mina de Carvão em Hvalba está prestes a entrar para a história e é a única mina que resta em Prestfjall, embora a actividade seja muito pequena. Desde os anos sessenta que esta indústria diminuiu muito a actividade, e o selo que emitiram mostra uma imagem dessa década, os irmãos Erhardt e Simon Naes. A impressão do selo é dos Correios da Bélgica - Bpost Philately & Stamps Printing. Ainda neste conjunto de imagens mostro o selo que retrata o local de algumas filmagens da película "Peter Pan & Wendy", de 2023, filme rodado nas Ilhas Faroé, inclusive em Tindhólmur (na imagem), Mykines e Traelanípuna. A fotografia do selo é de Andrija Ilic, e a impressão é de Cartor.



A última emissão aqui representada assinala a abertura do quarto túnel submarino destas ilhas, o "Sandoyartunnil", inaugurado a 21 de Dezembro de 2023, com 10,8 km de comprimento, 9,5 m de largura, e o ponto mais baixo fica 147 metros abaixo do fundo do mar. O túnel também tem arte, uma decoração executada pelo artista Edward Fuglo, com pinturas rupestres. A série de dois selos mostra fotografias realizadas por Ólavur Frederiksen, e a impressão é dos Correios da Bélgica.


Sem comentários:

Enviar um comentário