A Grã-Bretanha declarou guerra à Alemanha a 4 de Agosto de 1914, depois da invasão da Bélgica pelas tropas alemãs, e da declaração de guerra da Alemanha à França. A partir desse momento, e por esses longos cinco anos, toda a população ficou afectada pela amplitude e horror da guerra. Nas Ilhas do Canal da Mancha não foi excepção, e em Jersey, como em muitos outros locais, foram constituídas milícias e voluntários para defesa do território.
É desta participação que os Correios de Jersey estão agora a assinalar, com a emissão de uma série comemorativa com seis selos e um bloco filatélico, posta a circular no dia 4 de Agosto, precisamente cem anos depois da declaração de guerra da Grã-Bretanha. Os selos representam os militares recrutados, os voluntários do serviço de saúde e socorro, os trabalhos no campo que passaram a ser maioritariamente feitos por mulheres, a venda de bandeiras e emblemas para ajudar no esforço de guerra, e as fortes raízes marítimas de Jersey, que levou muitos militares para o serviço na Marinha.
Os selos e todas as outras peças filatélicas produzidas para esta emissão, têm trabalho gráfico de Martin Hargreaves, e foram impressos na Cartor Security Printers, de França. O bloco representa um poster de 1915, do Comité Parlamentar de Recrutamento, de Londres, desenhado pelo General Robert Baden-Powell.
Sem comentários:
Enviar um comentário