segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Novidades da Dinamarca

Os Correios da Dinamarca - Post Danmark Stamps, lançaram no dia 30 de Agosto um conjunto de quatro emissões filatélicas comemorativas, que vamos divulgar hoje. E temos um selo que assinala os 400 anos da criação do Regimento de Guardas Hussardos, que mostra um desses elementos montado a cavalo, o que acontece hoje em dia só em cerimónias oficiais, pois hoje é uma força de veículos blindados que já tem actuado em missões internacionais, mas também é uma Guarda Real. Este selo autoadesivo tem design de Post Danmark Stamps/Jakob Monefeldt, baseado na fotografia de Evan Hemmingsen, fotógrafo deste regimento, e gravação de Martin Mörck.

O selo deste ano da série «Stamp Art», reproduz uma obra do artista dinamarquês Olafur Eliasson, formado na Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes, de Copenhaga, e que já participou em exposições em todo o mundo, com destaque para a Tate Modern, de Londres, ou no Museu Guggenheim de Nova Iorque. Este artista já tem trabalhado para outras peças filatélicas na Dinamarca e Islândia. O selo agora emitido reproduz uma moldura com motivos ligados à natureza, numa homenagem aos mestres entalhadores, com um espaço em branco no meio, que o artista diz que «É uma pista de dança para a mão que se move ao longo do papel», numa referência áquilo que se pode pôr ou escrever naquele espaço em branco. O selo tem trabalho de design de Post Danmark Stamps/Per Ingemann, e gravação de Martin Mörck.

Uma outra emissão de dois selos, apresenta duas personagens dos contos de Hans Christian Andersen, Numskull Jack e Thumbelina, numa criação e interpretação da artista Kathrine AErtebjerg, formada na Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes, e na Escola de Artes Visuais. Esta é outra emissão que está a ser lançada ao longo dos anos, num total de dez selos sobre a obra de Hans Christian Andersen, e que reproduz uma visão contemporânea dos contos de fadas. O trabalho de design é de Post Danmark Stamps/Per Ingemann, e a gravação de Bertil Skov Jorgensen.

Por último, a emissão de dois selos que representa «Manuscritos», uma emissão conjunta com os Correios da Islândia, que assinala os 350 anos do nascimento de Árni Magnússon, coleccionador de manuscritos da Idade Média, que salvaguardou uma boa parte deste património cultural. O design foi da responsabilidade de Post Danmark Stamps/Jakob Monefeldt, e a gravação de Martin Mörck.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário