sábado, 27 de setembro de 2014

Universidade de Coimbra, Alta e Sofia

Os CTT - Correios de Portugal lançaram no passado dia 24 de Setembro, uma emissão comemorativa da inscrição da Universidade de Coimbra - Alta e Sofia, como Património Mundial da UNESCO, que ocorreu a 22 de Junho de 2013. Para além desta emissão filatélica, vai haver também um lançamento numismático nos próximos dias.

A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas do mundo, tendo sido criada no reinado de D. Dinis, em 1290. Desde a sua fundação passaram por ela milhares e milhares de alunos, que levaram o seu conhecimento e cultura por todo o mundo. Hoje é uma das universidades com mais estudantes estrangeiros, tornando Coimbra uma cidade cosmopolita. A emissão filatélica é composta de quatro selos e um bloco, que retratam edifícios emblemáticos desta universidade, como o Colégio de Nª Srª da Graça, na Rua da Sofia, a Biblioteca Joanina, o Laboratório Químico, a Faculdade de Letras, e o Pátio das Escolas, no bloco. O trabalho de design foi do Atelier Design&etc - Hélder Soares.

A cerimónia do lançamento da emissão filatélica decorreu na Sala do Senado, da Reitoria da Universidade de Coimbra, com a presença do Reitor da Universidade, da Vice-Reitora da Cultura, do Director Comercial da Região Centro dos CTT - Correios de Portugal, e de elementos da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, que sugeriu o desenho do carimbo de primeiro dia. Para além das imagens das peças filatélicas, apresentamos aqui uma fotografia da cerimónia do lançamento da emissão, uma realização da Secção Filatélica da AAC.



1 comentário:

  1. Belos selos comemorativos, aprovados, gostei do design desses...Abraço

    ResponderEliminar