quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Animais Pré-Históricos do Brasil

Os Correios do Brasil vão emitir no próximo dia 12 de Outubro, uma série especial de quatro selos dedicada ao tema «Animais Pré-Históricos do Brasil», um tema muito popular junto dos coleccionadores, especialmente dos jovens filatelistas, que podem assim juntar o útil ao agradável, o conhecimento da história, geografia e paleontologia, e o enriquecimento da colecção filatélica. Os selos têm trabalho artístico de Rodolfo Nogueira, são apresentados em bloco (como podem ver pela imagem), em folhas de 24 selos (seis de cada motivo), com impressão da Casa da Moeda do Brasil. Foi utilizada a técnica da ilustração digital com manipulação de polígonos, o que permitiu criar modelos virtuais em 3 dimensões.

E os selos mostram: o Prionosuchus plummeri, o crocodilo serra do período Permiano, há 270 milhões de anos atrás, junto a um lago que se localiza hoje em Parnaíba, no Piauí; um outro selo retrata a riquíssima fauna do período Cretáceo, há 98 milhões de anos atrás, e em especial o Oxalaia quilomboensis, encontrado na Ilha do Cajual, no Estado do Maranhão; outro selo reproduz um dinossauro carnívoro, o Pycnonemosaurus nevesi, do período Cretáceo há 65 milhões de anos, na região de Uberaba, em Minas Gerais; e por último, o Eremotherium laurillardi, que viveu nos períodos Plioceno e Pleistoceno, entre 5 milhões e 10 mil anos atrás.

Este texto foi baseado no Edital nº 21 - 2014 dos Correios do Brasil, que inclui um texto técnico/científico do Prof. Dr. Luiz Eduardo Anelli, do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.


Sem comentários:

Enviar um comentário