quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Descubra o Património da Croácia

Os Correios da Croácia - Hrvatska Posta, lançaram nos últimos tempos várias emissões filatélicas, que mostram o rico património arquitectónico e artístico deste país. E começamos por um bloco filatélico emitido no dia 23 de Setembro, comemorativo dos 800 Anos da Catedral de Split. O selo deste bloco mostra um detalhe da porta da catedral, toda trabalhada em madeira pelo escultor e pintor Andrija Buvina, que representou aqui a vida de Cristo. A fotografia desta peça filatélica é de Damir Fabijanic, fotógrafo de Zagreb.

No dia 30 de Setembro lançaram outra emissão comemorativa dos 950 Anos do Mosteiro Beneditino de S. Nicolau, em Trogir, um dos mais antigos mosteiros de freiras beneditinas da costa da Dalmácia, e de extrema importância para a história da igreja croata. O complexo amuralhado mistura-se com as casas e torres da vila medieval. Este selo tem desenho de Sabina Resic. Também a 23 de Setembro emitiram um selo dedicado aos 750 Anos da Cidade de Prelog, localizada na margem esquerda do Rio Drava, hoje um importante centro administrativo e económico desta região. Tem trabalho artístico de Dean Roksandic, designer de Zagreb.

Os 800 Anos do Estatuto da Cidade e Ilha de Korcula, foi assinalado em 26 de Setembro, com a emissão de um selo comemorativo desenhado por Dubravka Zglavnik Horvat, de Zagreb. O selo mostra uma panorâmica da cidade, numa imagem antiga dos arquivos históricos.




Sem comentários:

Enviar um comentário