segunda-feira, 2 de março de 2015

Novidades de Selos Eslovenos

As primeiras emissões filatélicas deste ano dos Correios da Eslovénia, foram postas a circular no dia 30 de Janeiro, e são cinco selos e um bloco filatélico. Um destes selos já apresentei no Dia dos Namorados, um selo em forma de coração com colheres de pau entrelaçadas.

E a primeira emissão é dedicada a «Trajes regionais», mostrando costumes de Prem e Cicarija, num selo desenhado pelo Studio Arnoldvuga+, e impresso na República Checa. O sobrescrito de primeiro dia apresenta o desenho de uma casa antiga desta região. O Ano Lunar Chinês da Cabra também foi motivo para a emissão de um selo, ilustrado por Ivo Marko, e impresso na Letónia, por SIA Baltijas Banknote. Um outro selo homenageia o arquitecto e urbanista Maks Fabiani (1865-1962), que estudou e se doutorou na Escola Técnica de Viena, tendo sido o primeiro arquitecto em planeamento urbano na Europa Central. Este selo tem ilustração de Ivo Marko.

Outra personalidade famosa retratada agora em selos, é Baltazar Hacquet (1739/40-1815), na comemoração dos duzentos anos da sua morte. Nasceu em França, mas foi para a Eslovénia e aí viveu e trabalhou como professor, químico, geólogo, e nas áreas da paleontologia, botânica e etnologia. Foi autor de vários artigos e ensaios académicos. O selo tem trabalho gráfico de Andrej Zagar. Por último, o bloco comemorativo do «20º aniversário da operação independente dos Correios da Eslovénia». Há vinte anos atrás, o parlamento esloveno aprovou a legislação para a alienação da empresa, então PTT da Eslovénia, criando duas empresas, a Poste Slovenije e a Telekom Slovenije. Este bloco filatélico tem trabalho gráfico de Tandem & Co., e impressão na SIA Baltijas Banknote, da Letónia.





Sem comentários:

Enviar um comentário