sexta-feira, 27 de março de 2015

Novidades Filatélicas da Islândia

Os Correios da Islândia puseram a circular no dia 19 de Fevereiro, quatro novas emissões filatélicas comemorativas. Estão a assinalar os 125 anos da introdução da bicicleta na Islândia, e nos hábitos de locomoção deste povo, com um selo redondo auto-adesivo desenhado por Hany Hadaya, e impresso pela Österreichische Staatsdruckerei. Um dos primeiros utilizadores deste meio de transporte foi Knud Zimsen, que mais tarde seria Presidente da Câmara de Reykjavik, e a última campanha para o uso frequente da bicicleta foi feita em 2003, pela Federação Olímpica e de Desporto, a «Bike to Work», para um eficiente meio de transporte e pelos benefícios para a saúde.

A cultura é o tema da emissão SEPAC 2015, e os Correios da Islândia assinalam com um selo dedicado ao Festival de Música «Airwaves». Este festival tem dado oportunidade a muitas bandas islandesas de se lançarem na música, e mostra bandas de renome internacional ao seu público. O selo tem desenho de Örn Smári Gíslason, e foi impresso por Joh. Enschede Security Print, da Holanda. Emitiram nesta mesma data mais dois selos da série Turismo, o quarto grupo, que mostra bonitas paisagens de Gatastakkur, e de Eldhraun, um local formado por lavas de uma erupção vulcânica de 1783-84. Estes selos têm trabalho artístico de Oscar Bjarnason, e foram impressos pela Cartor Security Printing, de França.

Uma outra emissão que está a ser lançada em grupos, é esta do Desenho Contemporâneo, o sexto grupo com trabalhos de Joalharia. Os artistas representados são: Ástpór Helgason, num selo para o correio interno até 50 gr.; Gudbjörg K. Ingvarsdóttir, num selo para o correio interno até 100 gr.; Helga Ósk Einarsdóttir, no selo para o continente europeu; e Helga R. Mogensen, no selo para fora da Europa. O trabalho artístico desta emissão é de Örn Smári Gíslason, e a impressão é de Lowe Martin Group, do Canadá.

Aqui ficam as imagens destes bonitos selos que podem entrar em várias colecções temáticas.




Sem comentários:

Enviar um comentário