segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Novas Emissões Filatélicas da Suécia

Tal como dizia ontem, o cinema está presente em muitas emissões filatélicas de todo o mundo, e hoje aqui está uma dessas emissões, a última dos Correios da Suécia - Postnord, posta a circular no dia 20 de Agosto, para comemorar os cem anos do nascimento da actriz Ingrid Bergman (1915-1982), uma das mais brilhantes estrelas do mundo do cinema.

É uma emissão de três selos, dois auto-adesivos, e um de goma normal apresentado em folha/bloco com seis selos. Esta emissão é conjunta com os Correios dos Estados Unidos da América - U.S. Postal Service, que emitiu também um selo sobre Ingrid Bergman, como mostro na imagem do FDC. Foi ainda editado um outro sobrescrito de primeiro dia em edição limitada e numerada, com selos desta série e um bloco emitido em 1981 sobre a «História do Cinema Sueco». O trabalho artístico desta emissão foi do designer Gustav Martensson, do gravador Lars Sjööblom, com fotos de Laszlo Willinger/Heritage/TT, e da pintora Stina Wirsén, com aguarelas baseadas em fotos de Sven-Gösta Johansson.

A outra emissão filatélica posta a circular no mesmo dia, mostra sete espécies de Cogumelos, sendo esta a terceira vez que os Correios da Suécia - Postnord mostram este tema. Esta é também uma forma de homenagear Elias Fries (1794-1878), um importante botânico e estudioso da Micologia, que foi director do Jardim Botânico e do Museu de Uppsala, autor de vários livros sobre este tema, de onde saíram as referências para esta emissão, e eleito para a Real Academia Sueca de Ciências, em 1821, e membro da Academia Sueca a partir de 1847. Os designers dos selos são Norbert Tamas e Carina Lank.





Sem comentários:

Enviar um comentário