quarta-feira, 28 de outubro de 2015

500 Anos da Chegada a Timor

As emissões filatélicas comemorativas da Expansão Portuguesa do séc. XVI, têm hoje mais uma série nova, dia 28 de Outubro, posta a circular pelos CTT - Correios de Portugal, que assinala os «500 Anos da Chegada dos Portugueses a Timor-Leste». São dois selos e um bloco filatélico, como mostro na imagem, com design de A. F. Atelier, e impressão da Imprensa Nacional - Casa da Moeda. Foram ainda editados dois tamanhos de sobrescritos de primeiro dia, e a pagela de apresentação da emissão.

Os selos e o bloco mostram figuras da cultura timorense, modelos de habitações, um pedaço de tecido característico desta zona, mapas antigos da região, folhas de Sândalo, uma árvore muito apreciada na China e na India, e a estrofe 134, do canto X de «Os Lusíadas», de Luís de Camões. Todas estas imagens foram cedidas por várias entidades, como a Biblioteca Nacional de Portugal, o Museu Nacional de Etnologia, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e o Museu de História Natural da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, entre outras.

É um tema muito interessante para os jovens filatelistas que estão a estudar esta época, mas também para todos os coleccionadores, e as peças filatélicas estão muito bonitas, que certamente irá dar lugar a um livro temático com as emissões incorporadas.

   

Sem comentários:

Enviar um comentário