quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Biscoitos de Natal da Dinamarca

Já começa a cheirar a Natal na filatelia mundial, e hoje para adoçar a boca, temos os biscoitos de mel característicos das festividades de Natal da Dinamarca. É uma emissão dos Correios da Dinamarca - PostNord Stamps, de três selos auto-adesivos, e um bloco filatélico com estes mesmos selos, mas com goma normal. O primeiro dia de emissão foi a 17 de Outubro, e o artista desenhador foi Jakob Monefeldt/PostNord Stamps.

Estes bolos são confeccionados com uma mistura de farinhas de trigo e centeio, com mel e açúcar mascavado, frutos secos e várias especiarias. São feitos durante todo o ano, mas no Natal tem um significado especial, e uma decoração alusiva à época. A figura do coração, por exemplo, é muito usada nas festas de noivado e casamento, partindo o coração ao meio para os noivos comerem cada um a sua metade. Esta receita vem do século XVIII, de uma padaria existente na cidade de Christiansfeld, no Sul da Jutlândia.

Os selos são apresentados em carteiras, sendo o do coração, com o valor facial de 10 coroas, numa carteira de cinco selos, e a carteira com as figuras do homem e da mulher, com o valor facial de 7 coroas cada selo, tem dez selos. Foram editados dois sobrescritos de primeiro dia, um para a série de selos e o outro para o bloco, e uma carteira de apresentação.

Mostro ainda a imagem do último número publicado de «Journal» nº 4 de 2015, a revista de divulgação filatélica dos Correios da Dinamarca, com a bonita imagem do Navio Escola «Danmark». Esta edição destaca os lançamentos dos livros anuais com os selos, e os benefícios dos subscritores das novidades.



Sem comentários:

Enviar um comentário