segunda-feira, 25 de abril de 2016

Emissões Comemorativas da LUBRAPEX 2016

É já amanhã que é inaugurada em Viana do Castelo, no Centro Cultural desta cidade do Minho, em Portugal, a 22ª Exposição Filatélica Luso-Brasileira - LUBRAPEX 2016, que estará patente ao público até dia 1 de Maio, quando se comemoram os 50 anos destas exposições conjuntas entre os dois países, tendo como lema «A Força da Fraternidade Luso-Brasileira». Este será um grande momento para a filatelia portuguesa, e para o convívio entre todos os participantes que vão visitar a exposição e Viana do Castelo. Sobre a exposição, já dei notícia no dia 10 de Abril, e por certo vou voltar a escrever depois de a visitar.

E hoje trago aqui as emissões filatélicas comemorativas deste evento, que vão ser lançadas amanhã pelos CTT - Correios de Portugal e pelos Correios do Brasil. É uma emissão conjunta entre os dois países, por isso os selos terão as mesmas imagens. A emissão portuguesa é composta por dois selos, com o valor facial de €0,80 e que representam um pendente em filigrana, uma peça do artesanato de Viana do Castelo, e no outro selo uma coroa radial com cobre-nuca, uma peça brasileira da colecção do Museu Nacional de Etnologia. Há também a emissão de uma folha miniatura com sete selos de valor facial de €0,47 cada, que inclui uma vinheta sem valor que representa o símbolo da LUBRAPEX 2016. Esta folha mostra adornos etnográficos dos outros sete países da Comunidade de Língua Portuguesa. É um trabalho de design de AF Atelier.

Quanto à emissão filatélica brasileira, é um bloco com os dois selos da emissão conjunta, representando ainda o logótipo da exposição e o lema «A Força da Fraternidade Luso-Brasileira». O trabalho gráfico é de Jamile Costa Sallum, dos Correios do Brasil. Apresento ainda os carimbos de primeiro dia e carimbos comemorativos que serão lançados em Viana do Castelo, no stand dos Correios do Brasil que estará em funcionamento nos dias da exposição, uma boa oportunidade para os filatelistas portugueses poderem ver e adquirir selos e peças filatélicas do Brasil.







1 comentário: