sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Novidades Filatélicas da Eslovénia

No dia 4 de Novembro, os Correios da Eslovénia puseram a circular várias emissões filatélicas, e eu já divulguei peças filatélicas de pelo menos duas, enviadas pelo amigo Janko Stampfl, de Liubliana, os postais máximos das especialidades gastronómicas eslovenas, e agora no dia 24 de Dezembro os postais que assinalam o Natal e o Ano Novo da Eslovénia. E os selos comemorativos desta época festiva, do «Natal 2016», mostram a tradição medieval "Wassailers" que está a ser retomada desde a independência da Eslovénia, em 1991, e que consiste em grupos de homens irem de casa em casa cantando, ou recitando poemas de Natal e representações dramáticas. O segundo selo mostra uma porta com inscrição a giz "GMB", a Bênção de Epifania de Casas, e as letras são de Gaspar, Melchior e Balthasar, os Três Reis Magos. É um trabalho artístico de Edi Berk, Barbara Filipcic e Ziga Okorn. Os selos representativos do Ano Novo, mostro daqui a dias.

A engenharia informática da Iskra Delta Computers, a maior empresa deste ramo na antiga Jugoslávia, é o tema de um selo que mostra o computador «Triglav - Trident», um computador muito avançado para aquele tempo, anos 80, e que foi projectado para trabalhar com três processadores diferentes (Intel, Motorola e DEC J-11). É um trabalho de design e ilustração de Robert Zvokelj, DAK. As especialidades gastronómicas que mostro a seguir, são a "Tolmin frika", a "Kobarid struklji" e "Bovec krafi", um prato típico de Tolmin, mas que aparece noutros locais com variantes de ingredientes, e especialidades da pastelaria e doçaria eslovenas. É um trabalho de design de Edi Berk e Tomo Jesenicnik.

O filme «Vale da Paz - Dolina Miru», de 1957, e o seu director France Stiglic, um filme esloveno, foi pela primeira vez incluído na selecção oficial e nomeado para a Palma de Ouro do Festival de Cannes. É uma homenagem que os Correios da Eslovénia fazem aos pioneiros da cinematografia eslovena, com a emissão deste selo que mostra uma cena deste filme que foi recordado no Festival de Cannes deste ano. É um trabalho de design de villa creativa d.o.o.. O centésimo aniversário da Primeira Guerra Mundial, é aqui assinalado com a reprodução de um postal antigo da colecção "Guerra em Fotos", da autoria de Anton Kozelj, e que mostra o poeta esloveno Simon Gregorcic, que  em 2016 fez 110 anos da sua morte, junto com o Barão Svetozar Boroevic von Bojna, Comandante do V Exército Austro-Húngaro. É um trabalho de design de 1FORMA.

Emitiram também neste dia 4 de Novembro, o bloco filatélico comemorativo do 25º Aniversário da Fundação da PTT Eslovena, num trabalho de ilustração de Matjaz Ucakar. Para assinalar os 1700 anos do nascimento de S. Martinho, editaram o Inteiro Postal que mostro nas imagens, os dois lados, com trabalho gráfico de villa creativa d.o.o.. No dia 7 de Dezembro, puseram a circular este selo de €1,26 que homenageia a atleta paralímpica eslovena, Veselka Pevec, que ganhou Medalha de Ouro nos Jgos Paralímpicos do Rio de Janeiro. É um trabalho gráfico de Alenka Lalic, e fotografia de Vid Ponikvar.










  

Sem comentários:

Enviar um comentário