segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Olho na África

A Administração Postal das Nações Unidas emitiu no passado mês de Setembro, no dia 24, uma emissão de doze selos dedicada à 17ª Reunião da Conferência das Partes da CITES, que se realizou em Joanesburgo, na África do Sul entre 24 de Setembro e 5 de Outubro, «Eye on Africa - CITES CoP17 - The World Wildlife Conference». A CITES, é a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção, um acordo assinado por cento e oitenta e um países e pela União Europeia, que garante que o comércio das espécies não ponha em risco a sua sobrevivência.

Esta emissão de quatro selos para cada sede da ONU, de Nova Iorque, de Viena e de Genebra, mostra animais e plantas que estão em perigo de extinção em África, e são apresentados em folhas miniatura. É um trabalho gráfico de Sergio Baradat, com fotografias de AGE fotostock, Donald Brown e Miles Anderson, e com impressão da Cartor Security Printing, de França. E os animais e plantas representados, são: no bloco de Nova Iorque, o Adax, o Rinoceronte branco, o Leão africano e a orquídea Disa uniflora; no bloco de Viena, o Crocodilo-do-nilo, o Abutre-do-cabo, o Pangolim-comum, e a planta Mystacidium capense; e no bloco de Genebra, o Grou-coroado-oriental, a Rã de Madagáscar, o Gorila beringei, e a planta Avonia quinaria.

Mais uma emissão muito bonita das Nações Unidas, para os nossos filatelistas temáticos, nesta publicação no dia em que um cidadão português jurou a Carta das Nações Unidas, como próximo Secretário-Geral da ONU.


Sem comentários:

Enviar um comentário