domingo, 11 de dezembro de 2016

Publicações recebidas - Dezembro - 2

As últimas publicações do ano trazem sempre umas capas e temas dedicados a esta quadra natalícia, e desejando mesmo a todos os leitores, as melhores felicidades para o novo ano que chega já aí. É o que acontece com estas duas de hoje, e o «quaderno filatelico» nº 114, deste mês de Dezembro, não fica atrás, dando mesmo saudações em várias línguas, onde está incluído o Português. Obrigado amigos de Itália, da Associazione Filatelica Numismatica Falconara. Mas outro tema bem mais triste também está na primeira página, o Terramoto, a violência e a destruição material e de vidas humanas que tem causado nesta região italiana. Deixo aqui a minha grande solidariedade.

A filatelia temática, e em especial a que se refere à natureza e vida animal, está bem presente neste número, com as novidades WWF da Finlândia, Vietname, Bulgária e de outros países, assim como as notícias associativas e de calendarização das reuniões e Assembleia Geral. Têm também um serviço de apoio aos sócios, com venda das emissões ao preço facial de Itália, San Marino e Vaticano, desde os anos sessenta.

Da Polónia chegou o número de Dezembro da revista «Filatelista», nº 12 do ano 63 (1130), deste órgão oficial da União dos Filatelistas da Polónia - Polski Zwiazek Filatelistów. Para além da imagem da capa, que nos mostra um centro de mesa de Natal, há ainda um artigo muito ilustrado de Jan Swadzba, e a habitual rubrica sobre Filatelia Polar de Elzbieta e Andrzej Szostakowie, que neste número apresentam peças filatélicas relacionadas com igrejas da Antártida.

Mas muitos outros artigos e estudos de grande interesse completam esta publicação, assim como a participação de filatelistas polacos em exposições internacionais e eventos filatélicos na Polónia, com a reportagem de Ryszard Prange sobre a Exposição Filatélica «POSTEX 2016», em Apeldoorn, na Holanda. O artigo «Tecnologias dos Serviços Secretos», de Ryszard Cieslak, mostra emissões filatélicas que apresentam instrumentos de escuta e comunicação, um tema interessante para desenvolver em filatelia temática.


Sem comentários:

Enviar um comentário