quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Emissões do Quirguistão

O Segundo Operador Postal do Quirguistão, o Kyrgyz Express Post enviou as novidades filatélicas que lançou em Novembro do ano passado, selos muito bonitos que retratam acontecimentos internacionais e comemorações de importância nacional do Quirguistão, temas que podem ser incluídos em várias colecções temáticas. No dia 15 assinalaram os "60 Anos da Era Espacial", com a emissão de três selos e um bloco filatélico que representam três fases distintas da exploração do espaço, o Sputnik lançado pela União Soviética a 4 de Outubro de 1957, o Programa Apollo dos Estados Unidos que decorreu de 1961 a 1975, e o Laboratório Espacial Chinês "Tiangong-2", de 2016. Foram editadas folhas miniatura com cinco selos de cada valor facial mais uma vinheta, e o sobrescrito de primeiro dia, tudo com trabalho artístico de Aliona Cojocari, e impressão de Nova Imprim.

No dia 17 comemoraram os "25 Anos do Banco Nacional da República do Quirguistão", com a emissão do bloco filatélico com três selos, que mostram moedas de colecção, uma nota e algumas moedas correntes. A imagem de fundo do bloco representa a fachada do edifício bancário. Editaram também uma carteira especial e o sobrescrito de primeiro dia, tudo com trabalho artístico de Anastasia Pariniuc e com a colaboração de Iuliana Dulap no FDC e carteira. No dia 20 foi a vez de emitirem o bloco filatélico com dois selos "Pérolas da Natureza Quirguiz", a emissão que assinala o "Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento", mostrando estas duas bonitas paisagens, a montanha "Manas" e o lago "Kel-Suu", num trabalho da designer Iuliana Dulap.

As Forças Armadas da República do Quirguistão foram criadas em 1992, há 25 anos, e esta série comemorativa assinala esta data, mostrando imagens da instrução das tropas e dos meios que operam para a segurança nacional e a manutenção da Paz Mundial. O primeiro dia de emissão foi a 22 de Novembro, com o lançamento do bloco filatélico com a série e duas vinhetas sem valor, e do sobrescrito de primeiro dia, tudo com design gráfico de Vitaliu Pogolsa. No dia 24 puseram a circular o bloco filatélico com um selo, que assinala "A Grande Rota da Seda", que ligou a Ásia Central à Europa, levando comerciantes e cultura por vastas áreas destas regiões. No Quirguistão, os locais mais frequentados por esta rota comercial foram Djul, Suyab, Novokent, Balasagun, Borskoon, Tash-Rabat, Osh e Uzgen. É um trabalho de design de Vitaliu Pogolsa, e a impressão de todas estas emissões é de Nova Imprim, da Moldávia.










Sem comentários:

Enviar um comentário