terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Publicações recebidas - Fevereiro - I

Esta minha rubrica das publicações recebidas está um pouco atrasada este mês, por isso vou deixar hoje um pequeno texto sobre cada uma, começando pelo «quaderno filatelico» número 128, órgão mensal da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara", de Itália, e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", de Migné-Auxances. Como acontece em todas estas publicações que divulgo mensalmente, apresentam as novidades WWF, as realizações personalizadas de "Erinnofilia", as curiosidades da filatelia em geral, e a vida associativa das organizações filatélicas regionais e locais, como esta que vem descrita na primeira página, do "Premio Cavaliere Giovannino Brandi", que vão assinalar no próximo mês de Março em Castelfidardo, com convívio e almoço. Vejam também esta curiosidade da filatelia de Samoa, que reproduzem na primeira página.

Da "ATA - American Topial Association" recebi «Topical Time» nº 407, o número 1 do volume 69, referente a Janeiro e Fevereiro. A bonita capa mostra uma pintura mural do edifício dos Correios de Lexington, no Kentucky, com o título "Daniel Boone's Arrival in Kentucky", de Ward Lockwood (1894-1963). Muitos temas interessantes são trazidos para estas publicações, sempre com descrição completa das peças filatélicas mostradas, e com estudos sobre esses temas, um deles com destaque na capa é sobre Harriet Tubman, e a abolição da escravatura, um artigo de John P. Renyhart. Outro destaque é a preparação das exposições e feiras nacionais e regionais, este ano com a "National Topical Stamp Show", de Agosto, em Columbus, no Ohio, em colaboração com a APS - American Philatelic Society.

Outra revista mensal e órgão oficial da União dos Filatelistas da Polónia -" Polski Zwiazek Filatelistów, " é «Filatelista», o número 2 do ano 65 (1144), referente a Fevereiro, sempre com muita informação das actividades dos clubes filatélicos nacionais, e textos muito bons da história postal e da filatelia temática. No site também podem ver muitas destas notícias e destaques da vida associativa polaca. Na capa podemos ver o convite que fazem aos filatelistas, para que se tornem especialistas, aprendendo com os experts da Federação Polaca, e uma chamada para o artigo sobre a emissão "Dojdziemy - erros de impressão e provas - parte I", da autoria de Leslaw Schmutz, entre outros artigos e notícias de muito interesse.

O «Philatelic Monthly Woopyo» nº 625, referente a Fevereiro, é o órgão oficial da "Federação Filatélica da Coreia do Sul", mostrando na sua capa que naquela região também é Inverno, e por isso têm os "Jogos Olímpicos de PyeongChang", outro destaque desta publicação que este mês faz referência aos "Jogos Paralímpicos". No dia 9 os Correios da Coreia do Sul emitiram uma série para assinalar a Cerimónia de Abertura, onde se podem ver as medalhas e a tocha olímpica, uma emissão que tem destaque nesta edição. Como é habitual apresenta muitas notícias da filatelia local, curiosidades da filatelia internacional, regulamentos da FIP, os temas da arquitectura, baseball, vinhetas de assistência, e a filatelia de Cuba e do Nepal, entre outros artigos.

Da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine" chegou «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» nº 2 de 2018. A capa mostra o desenho replicado do selo emitido no dia 15 deste mês de Fevereiro, um selo com desenho e arte gráfica de Johannes Lampert e Daniel Matt, com o tema "Dois rostos - uma questão de geração, a convivência com futuras gerações". Está uma revista diferente, com outro aspecto gráfico e uma nova constituição de redacção, com novos temas, notícias da filatelia austríaca, da juventude filatélica, e como sempre de grande qualidade. O suplemento "Album" continua a mostrar as novidades filatélicas dos Correios da Áustria, sendo por isso uma excelente fonte de informação.






Sem comentários:

Enviar um comentário