sábado, 3 de fevereiro de 2018

Selos Franceses de Janeiro

A França e os seus Serviços Postais e Filatélicos - Correios de França , têm contribuído nestes últimos cento e sessenta e oito anos para a divulgação da vida, do património, das personalidades francesas e mundiais, e de muitos outros acontecimentos históricos, levando muitos milhares de coleccionadores em todo o mundo a gostarem e participarem neste nosso hobby, a filatelia. Ainda não tinha, mas vou tentar manter uma rubrica mensal de divulgação das novas emissões de selos franceses, e também de outros países que, como a França, têm uma importante produção filatélica mensal.

Obras criadas pela Natureza ao longo dos séculos, erosão e transformações causadas pela força das águas, e pela vida animal, dão estas imagens que aparecem nesta primeira emissão de Janeiro, do dia 5, estes doze selos auto-adesivos em carnet, com valor facial "Lettre Prioritaire 0,95€", com trabalho de design gráfico de La Poste/Étienne Théry. Parecem obras de Arte Contemporânea, com cores suaves e traços delicados.

No dia 12 homenagearam a desenhadora e estilista francesa, Sonia Rykiel, com a emissão do bloco "Coração", com os selos do "Beijo", e com o selo "Amor", que mostro nas imagens. A Casa Sonia Rykiel está a completar o seu cinquentenário, e assina este design gráfico sob a direcção criativa de Julie de Libran.

A Série Artística dos Correios de França, lançada desde 1961 por iniciativa de André Malraux, tem neste mês de Janeiro o seu primeiro selo deste ano, dedicado a Léonard Foujita (1886-1968), com a obra "Le quai aux fleurs - Notre-Dame", de 1950, doada pelo artista ao Museu Nacional de Arte Moderna - Centro Pompidou, em 1951. Este selo foi lançado no dia 26, com trabalho de design gráfico de Angélique Andrillon, e foto do Centro Pompidou.






Sem comentários:

Enviar um comentário