quinta-feira, 12 de agosto de 2021

A Casa da Salga para Museu da Resistência

 A 25 de Julho foi lançada a emissão filatélica portuguesa que assinalou os "440 Anos da Batalha da Salga", e para essa ocasião o Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo colaborou com as entidades locais e com os CTT - Correios de Portugal na sessão comemorativa e de lançamento filatélico e de medalha. A ocasião serviu igualmente para lançarem a proposta às entidades regionais e culturais, para a reconstrução da Casa da Salga e aí instalarem o Museu da Resistência.

O Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo editou o postal que mostro nas imagens, e embora eu tenha deixado uma ligação directa ao seu website, transcrevo na íntegra o texto do postal com o significado da Casa da Salga, para os leitores que têm de usar a tradução do Google:  "A 25 de julho de 1581 uma esquadra espanhola tentou a conquista da Ilha Terceira, pelo lugar da Salga. As tropas castelhanas começaram a incendiar as searas e as casas existentes nas imediações, entre as quais a de Brianda Pereira, a nossa heroína.  A Casa da Salga, onde foi hasteada e arriada a bandeira espanhola, símbolo da resistência local, é hoje um monte de escombros que urge reconstruir em nome do povo terceirense, da nossa memória coletiva. Desta tristeza ressalta a nobreza das suas paredes-mestras e o relógio de sol.   É nosso dever alertar os poderes públicos (regionais, municipais e locais) e as associações culturais, para a enorme vantagem em adquirirem a Casa da Salga - um belíssimo edifício do fim do século XVI - e ali fazerem um pequeno Museu da Resistência 1581/1583".

Os postais, que daqui agradeço aos amigos do Núcleo Filatélico e a Maria Lurdes Freitas, representam a Casa da Salga numa aguarela de Manuel Meneses Martins.



  


Sem comentários:

Enviar um comentário