quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Publicações recebidas - Agosto - III

 Venham descobrir mais estas excelentes publicações filatélicas que trago hoje, para vos aguçar o interesse no conhecimento do coleccionismo. E para começar, nada melhor que a publicação «FILACAP» número 205, da "Associação Cultural FILACAP", de Cachoeira Paulista, no Brasil, órgão dirigido pelo Prof. José Maurício do Prado. A capa destaca uma das emissões Europa deste ano, a da Bósnia e Herzegovina - Correio Croata em Mostar, mas apresenta outras novidades filatélicas mundiais, sempre com uma descrição pormenorizada dos selos e blocos filatélicos.

Dos vários e muito interessantes artigos, destaco: "Estádios de futebol brasileiros", um artigo de maximafilia de Agnaldo de Souza Gabriel; do Dr. Roberto Antonio Aniche, a continuação dos seus estudos sobre "O Deficiente Físico na Filatelia. Parte XII - O Cadeirante e a Cadeira de Rodas"; de Peter Meyer, "Bissetos e Trissetos", que nos dá a conhecer peças filatélicas seladas com metades e um terço de selos; de Bruno Diniz, "Moedas Portuguesas mais Procuradas - São raras, escassas e podem ser encontradas aqui no Brasil!"; e "O Instituto Butantan e as Vacinas", de José Carlos Daltozo, entre outros artigos muito interessantes. Inscrevam-se como assinantes para ter acesso a estas excelentes publicações.


A revista mensal «Filatelista» continua a homenagear o grande artista Czeslaw Slania, e as suas obras para a filatelia e arte postal, neste ano em que celebram o centenário do seu nascimento. Este é o número 1186 do órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów, o número 8 do ano 68, mostrando um grande pormenor de uma obra do mestre, num artigo de Zygmunt K. Jagodzinski sobre a Batalha de Grunwald.

Na sua rubrica habitual sobre filatelia polar, Elzbieta e Andrzej Szostakowie trazem este mês a primeira parte do artigo sobre "Os Navios Polacos na Antárctida", mostrando peças com marcofilia muito interessante para este tema. Destaco também um outro estudo sobre as emissões de Cracóvia, de 1919, de Leslaw Schmutz, com estudo pormenorizado de muitas variedades tipográficas e tabelas de medição. A aerofilatelia também está sempre presente nestas edições, este mês com um texto sobre o correio aéreo em Malbork, em 1912, e uma resenha do livro de Jerzy W. Kupiec-Weglinski, "A História do Correio Aéreo na Polónia e sua contribuição para os Serviços de Correio Aéreo da Europa (1914-1939)". Outros artigos e notícias completam esta edição.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário