quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Publicações recebidas - Agosto - I

 Das excelentes publicações filatélicas que recebo regularmente, hoje destaco estas, começando por «Apuntes de Maximofilia» número 61, o órgão oficial da "ASEMA - Asociación Española de Maximofilia", com sede em Cádiz, publicação dirigida por Paco Velázquez Barroso e com o apoio de todo o corpo directivo da ASEMA. A capa mostra um postal máximo da emissão "Valores Cívicos- Não à violência de género", um tema na ordem do dia em todo o mundo, em que a filatelia também tem um papel importante na divulgação dos valores da justiça.

Apresenta sempre muitos e variados artigos, mas com destaque nesta edição para as participações de reconhecidos maximafilistas internacionais, como: Joseph Wolf com o artigo "La filatelia vista por un joven coleccionista"; de Giorgio Migliavacca com o artigo "Revisando a Florence Nightingale"; e do maximafilista português Américo Rebelo, membro da ASEMA e habitual colaborador nestas edições, o artigo "El Rebilargo Asiático visto a través de la maximofilia".Outros textos muito interessantes completam esta edição.


A seguir mostro a primeira página do «quaderno filatelico», a publicação mensal do "Circolo Filatelico - Associazione Filatelica Numismatica Falconara", de Itália, e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", o número 169, referente a Julho. Destacam nesta página uma das últimas peças filatélicas personalizadas (foglietto erinnofilo) que realizaram com o Circolo de Treia, uma homenagem a Giacomo Leopardi, filósofo e poeta italiano, e a Carlo Didimi, um campeão de "pallone" nascido em Treia, a quem Leopardi dedicou um dos seus poemas.

Destacaram ainda outros "foglietto erinnofilo" a Bruno Santarelli, para as comemorações da "Festa da República" e inauguração de monumento a este marinheiro de Falconara, e também peças filatélicas comemorativas do Bicentenário da Morte de Napoleão. Há ainda um artigo de Massimo Santonastaso sobre Iris Versari e Silvio Corbari, guerrilheiros da resistência italiana, e outros artigos e notícias da vida associativa destes filatelistas.


O «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreiche» também é publicação mensal, mas quando chega esta altura do ano, época de férias, editam número duplo referente a Julho e Agosto deste órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine". Os destaques da capa vão para o lançamento da emissão comemorativa "Postcrossing", que aconteceu na sede da federação no dia 14 de Julho, e para a Exposição Filatélica "phila" - Toscana 21, que vai acontecer em Gmunden na próxima semana.

Esta exposição nacional austríaca que vai ter participação internacional, de coleccionadores e comerciantes filatélicos de países vizinhos, é um dos destaques desta edição pela grande festa da filatelia que vão viver nestes dias, com lançamentos filatélicos e de marcofilia, e toda a participação e classificação de colecções. Outras manifestações filatélicas são também aqui apresentadas, assim como artigos temáticos e de história postal, e o suplemento dos produtos dos Correios da Áustria completam esta edição. 


Sem comentários:

Enviar um comentário