sábado, 30 de outubro de 2021

O Centenário do Nascimento de Czeslaw Slania

 O artista polaco Czeslaw Slania (1921-2005), o mais produtivo desenhador e gravador de selos postais e notas de banco, está a ser lembrado e homenageado em vários países com emissões de selos comemorativos e outras iniciativas, algumas delas referenciadas por mim ao longo deste ano. Ele nasceu a 22 de Outubro de 1921, e os coleccionadores portugueses hão-de lembrar-se desta imagem de nota que deixo na última imagem, um trabalho artístico de Slania entre outros que executou.

Mas a maior homenagem filatélica é sem dúvida esta emissão conjunta dos países nórdicos, onde o artista viveu durante muitos anos e aí desenvolveu o seu trabalho, especialmente na Suécia. Os Correios das Ilhas Faroé lançaram no dia 12 de Agosto este bloco filatélico com o retrato de Slania, um trabalho de design e gravação de Martin Mörck, um outro importante artista que vai pelo mesmo caminho do mestre. A imagem de fundo deste bloco mostra a Cidade de Klaksvik. É um trabalho de impressão em talhe-doce e offset dos Correios de França - La Poste.



Os Correios da Gronelândia - "tusass"  também lançaram a 12 de Agosto este bloco filatélico, igual na Administração Postal da Dinamarca, as três do reino. Aqui, para além das carteiras especiais e do sobrescrito de primeiro dia, lançaram uma folha de impressão em preto do selo do bloco, uma emissão limitada e com preço superior ao bloco normal, mas oferta aos subscritores das novidades até dia 1 de Novembro.





Sem comentários:

Enviar um comentário