domingo, 24 de outubro de 2021

Publicações recebidas - Outubro - I

 A 22 de Outubro de 1921 nascia na Polónia o grande gravador e designer Czeslaw Slania, e neste ano a revista «Filatelista», órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", tem dedicado algum do seu espaço a este grande artista que deixou muitos e bons trabalhos para a filatelia e numismática. Este é mais um mês de homenagem, mas também nesta publicação nº 1188, de Outubro, destacam o "Dia do Filatelista", o "Dia do Selo na Polónia", o "Dia Mundial dos Correios", a "Semana da Redacção de Cartas" e a 22ª Assembleia Geral desta federação, aqui com um extenso relatório de actividades desde a última eleição em 2016. Para além das habituais matérias das áreas temáticas e de história postal, apresenta um interessante artigo de Justyna Jeleniewska-Janusz e Valeryia Kozlouskaya, técnicas do Museu Polaco de Telecomunicações, sobre projectos de selos para a emissão do "30º Aniversário da Vitória sobre o Fascismo", de 1975, com imagens desses desenhos e selos que nunca foram emitidos.



De Itália chegou o «quaderno filatelico» número 170, o órgão de informação do "Circolo Filatelico - Associazione Filatelica Falconara", e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", dirigidas pelos amigos Luigi Santini e André Feller. A capa destaca uma iniciativa comemorativa que aconteceu em Setembro em Castelfidardo, pelos 60 anos da Associazione Turistica Pro Loco e homenagem a um dos seus fundadores, Paolo Bugiolacchi, evento que contou com o apoio do Circolo Culturale Filatelico Numismatico "F. Matassoli". Massimo Santonastaso, um habitual colaborador desta associação e da sua publicação, dá-nos aqui um artigo sobre o político socialista italiano Giacomo Matteotti (1885-1924), deputado do parlamento italiano que foi assassinado por fascistas, texto ilustrado com imagens de selos que o homenageiam. Outros artigos e notícias da vida associativa completam esta edição.



A Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine" edita mensalmente o seu órgão oficial «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich», e este é o número 10 de 2021, publicação rica em informação do associativismo austríaco, das novidades filatélicas dos Correios da Áustria com o suplemento "Album", e artigos temáticos e de história postal muito interessantes. Para assinalar os 100 anos de existência, esta federação está a lançar emissões de selos personalizados com o tema da "Art Nouveau", também dedicados ao edifício onde está instalada a sede e ao seu hall de entrada. Alguns dos destaques desta edição: os resultados da "Austria-Cup 2019-2021"; um artigo sobre História Postal do tempo de "Maria Theresia" (1717-1780), a soberana dos Habsburgos de 1740 a 1780, texto de Gerard Heschl; um artigo sobre um dos pontos mais altos da Europa, o Jungfraujoch, e a filatelia e marcofilia relacionadas com o local, texto de Wolfgang Weitlaner, entre outros textos e estudos filatélicos. 


Sem comentários:

Enviar um comentário