Os Correios da República Checa lançaram um selo comemorativo do 400º Aniversário da Bíblia de Kralice. Esta bíblia foi traduzida das línguas bíblicas originais, como o hebraico, o aramaico e o grego, por teólogos membros da Unidade dos Irmãos, em Kralice, uma fortaleza no Sul da Moldávia. Esta organização religiosa foi proibida durante muitos anos, e por isso não indicavam o local onde tinham as oficinas de impressão dos livros.
A primeira edição da Bíblia de Kralice tinha seis volumes, porque continha muitos comentários e notas marginais que tornaram este texto muito extenso. Os artistas desenhadores e gravadores desta peça filatélica, foram Josef Dudek e Jaroslav Tvrdon.
Emitiram também a 16 de Outubro, um selo comemorativo do Centenário do Nascimento de Otto Wichterle (1913-1998), cientista inventor das lentes de contacto. Este engenheiro químico foi Presidente da Academia de Ciências da Checoslováquia. O selo de 21 coroas foi desenhado por Oldrich Kulhánek, e gravado por Milos Ondrácek.
As «Obras de Arte em Selos», é o título de uma outra emissão de três selos, postos a circular no dia 27 de Novembro. Os Correios da República Checa, e já anteriormente da Checoslováquia, dão uma grande importância à divulgação de obras de arte através das emissões postais. Assim nesta série podemos ver: uma obra de Giovanni Battista Piranesi, «Uma Visão de Igrejas Romanas» (1762); uma obra de 1955 do pintor Bohuslav Reynek (1892-1971); e um retrato de Max Svabinský, de 1897, da Galeria Nacional de Praga. São selos muito bonitos, com uma qualidade técnica excelente.
Sem comentários:
Enviar um comentário