quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Símbolos da Cultura Africana

A África do Sul tem uma riqueza e diversidade cultural muito grande, e os símbolos dessa cultura foram deixados ao longo do tempo, e muitas vezes mantidos para as novas gerações, de forma a preservar a identidade cultural deste grande país. Estes símbolos estão representados em obras de arte, artesanato, objectos religiosos, utensílios, roupas e acessórios.

Os Correios da África do Sul num desejo sempre presente de divulgar a diversidade cultural do país, emitiu a 20 de Setembro uma série de dez selos que mostra alguns destes símbolos culturais. A escolha foi do Dr. Johnny van Schalkwyk, antropólogo do Museu Nacional de História Cultural de Pretória - DITSONG. Os selos mostram: o ocre Blombos, um fragmento gravado com símbolos de comunicação entre seres humanos; uma gravura Rhino, símbolo de arte rupestre para a chuva e abundância; a gravura Starbust, símbolo associado à feminilidade; os Blombos Nassarius, os mais antigos adornos encontrados neste território; Amasumpa, um encosto de cabeça com padrões de riqueza; Nwana, símbolo de fertilidade, peça do Museu McGregor, de Kimberley; o Ngwenya, crocodilo na piscina, símbolo da realeza; Ukhamba, pote para o cerimonial da partilha de cerveja; o Litshobamhlope, um batedor branco de ritual, símbolo da iluminação divina; e o Phalaphala, instrumento musical em chifre, símbolo antigo de comunicação.

As peças que reproduzimos aqui, são os dois sobrescritos de primeiro dia, também com desenhos de peças artesanais. As fotografias dos selos são de Hein Botha.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário