O Cavalo é o sétimo animal símbolo no Calendário Lunar Chinês. Este calendário tem um ciclo de doze anos, cada ano corresponde a um animal, e este, do Cavalo, tem início no dia 31 de Janeiro e vai até 18 de Fevereiro de 2015. Cada símbolo do zodíaco da astrologia chinesa está dividido em cinco elementos, e que são o Metal, a Água, a Madeira, o Fogo e a Terra. Este é o Ano do Cavalo de Madeira.
Muitos países em todo o mundo vão emitir selos dedicados a este tema, como aliás tem acontecido todos os anos. É uma forma de celebrar a entrada de um novo ciclo do Calendário Lunar Chinês, e de celebrar a cultura de um povo, que hoje está tão presente nas nossas culturas ocidentais.
Os Correios da Nova Zelândia vão pôr a circular no dia 8 de Janeiro, uma série de quatro selos dedicada ao Ano Lunar Chinês do Cavalo. Os selos, e as restantes peças filatélicas que vão ser editadas, têm desenhos de Asiaworks, de Auckland. O selo de 70c, apresenta um desenho figurativo (pictograma) de um Cavalo, numa referência aos caracteres chineses. O selo de $1,40 mostra uma forma de Cavalo vermelho, feito em papel recortado para decorações em janelas e portas. No selo de $1,90 aparece um Cavalo de desporto e no selo de $2,40 o Museu de Arte e História de Rotorua.
Para além dos selos, foram ainda emitidos uma folha miniatura com os quatro selos, dois sobrescritos de primeiro dia, uma carteira de apresentação com toda a emissão e peças editadas, e uma edição especial e limitada da folha miniatura, feita em folha de ouro.
Sem comentários:
Enviar um comentário