terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Arte Croata e Outras Emissões

Artes Visuais Croatas é o título da emissão filatélica dos Correios da Croácia, posta a circular no dia 2 de Dezembro. É uma série de três selos desenhada por Danijel Popovic, de Zagreb. Foram ainda lançados um sobrescrito comemorativo de primeiro dia e o carimbo de primeiro dia de emissão.

Os selos mostram: «Bandeira Preta», uma pintura de 1916, do pintor Ljubo Babic (Jastrebarsko, 1890 - Zagreb, 1974), uma das principais obras do Expressionismo croata; o outro selo, de HRK 3,10, apresenta a obra «Sappho», de 1908, de Bela Cikos Sesija (Osijek, 1864 - Zagreb, 1931), numa homenagem ao poeta grego, obra que pode ser vista na Galeria de Arte Moderna de Zagreb; e por último, a obra «PAFAMA», de 1922, do artista Josip Seissel (Krapina, 1904 - Zagreb, 1987), pintura abstracta do Museu de Arte Contemporânea de Zagreb.

As outras emissões filatélicas são dedicadas ao Natal 2013, com um selo que apresenta decorações da árvore de Natal em filigrana. Este selo foi posto a circular a 27 de Novembro, e foi desenhado por Danijel Popovic. Um outro selo celebra a chegada do Ano Novo de 2014, com um desenho de Mia Stimac, aluna do 3º grau da Escola Elementar Viktorovac, de Sisak. Este desenho foi escolhido entre os 960 apresentados a concurso nas escolas da Croácia.

Para terminar, um selo posto a circular no dia 5 de Novembro, que assinala a realização da Maratona de Faros, uma tradição da Ilha de Hvar. Esta maratona de natação, que teve início em 1975, conta já com a participação de muitas centenas de atletas de todo o mundo.






Sem comentários:

Enviar um comentário