sexta-feira, 7 de março de 2014

Novidades da República Checa

Todos nós conhecemos a grande qualidade do design e gravação dos selos postais checos. É uma tradição que já vem de há muitos anos. Lembro-me quando era miúdo, quando comecei a coleccionar selos, gostava muito dos selos da Checoslováquia, pelos desenhos e pelo seu tipo de gravação, muito bonitos e porque sentíamos a gravura ao passar com os dedos. Hoje os Correios da República Checa - Ceská Posta, homenageiam várias vezes esses artistas gravadores, com emissões filatélicas dedicadas a eles.

É o que acontece com um selo emitido a 20 de Janeiro, que comemora o centenário do nascimento de Ladislav Jirka (1914-1986), artista gravador que fez muitos trabalhos para notas e selos, e recebeu vários prémios ao longo da sua vida pelas obras de arte que produziu. Este selo tem trabalho gráfico de Libuse Knotková, filha do artista homenageado, e de Milos Ondrácek.

Um outro selo, emitido também a 20 de Janeiro, é da emissão base, e como podem ver mostra um cão com um trevo de quatro folhas, uma forma de desejar boa sorte a quem recebe o selo. Tem o valor facial A, que corresponde a correio interno normal até 50g, foi desenhado por Jirí Slíva e vem acompanhado de uma vinheta sem valor, com uma outra figura de cão.

No dia 5 deste mês de Março lançaram três selos novos, dois representando veículos históricos, e um comemorativo dos 150 Anos dos Bombeiros Checos. O avião de Eugen Cihák (1885-1958), «Rapid de 1912», foi um dos dezasseis aparelhos construídos por este aviador e mecânico de aeronaves. O outro veículo representado em selo, é o protótipo do primeiro comboio do Metro de Praga, mas que não chegou a circular devido ao peso excessivo, que não permitia passar na Ponte Nuselský. O sobrescrito de primeiro dia desta emissão assinala ainda os 40 Anos do Metro de Praga.





Sem comentários:

Enviar um comentário