domingo, 16 de março de 2014

O Carnaval de Cabo Verde

Os Correios de Cabo Verde homenagearam este ano o Carnaval das Ilhas de São Vicente e São Nicolau, com a emissão de uma série de três selos comemorativa, posta a circular nos dias 28 de Fevereiro e 1 de Março. Os selos têm desenhos de Leão Lopes e Rogério Rocha.

Dois destes selos são evocativos do Carnaval do Mindelo, e de homenagem a figuras importantes destas manifestações populares, Artur Boxe (Artur António Andrade - 1910-2004), e Capote (José Moreno - 1916-1985). O terceiro selo é comemorativo do Carnaval de São Nicolau, e presta homenagem a Negro Sarafe (Serafim António Lopes - 1924-1992).

O Carnaval de São Nicolau é uma referência na cultura de Cabo Verde, e um dos seus fundadores trouxe do Brasil, onde esteve emigrado, os ritmos e a vontade de festejar tão característicos dos dois lados do Atlântico. Foi Serafim António Lopes, mais conhecido por Negro Sarafe que, com João Firmino Spencer (Djanja), Conte de Titoi e António Pedro Livramento (António Sacristão), fundaram o grupo precursor do Carnaval de São Nicolau, o Equador, que deu origem ao Grupo Copacabana, que ainda hoje desfila entre Ribeira Brava e Tarrafal.

Estes selos têm os valores faciais de 60$00, uma tiragem de cem mil exemplares, e foram impressos em França, pela Cartor Security Printer.





Sem comentários:

Enviar um comentário