A série dedicada aos «Vultos da História e da Cultura em Portugal», vai ter a partir de segunda-feira, dia 24 de Março, uma nova emissão de seis selos, que os CTT - Correios de Portugal vão lançar nesse primeiro dia de emissão. Estes selos mostram figuras públicas da cultura portuguesa, na maioria, a comemorar o centenário do nascimento.
Assim temos Florbela Espanca (1894-1930), de seu nome completo Flor Bela de Alma da Conceição Espanca, uma das maiores poetisas portuguesas do séc. XX. O selo reproduz o poema «Ser Poeta». António Dacosta (1914-1990), poeta, pintor e crítico de arte, foi um dos membros do movimento surrealista português. O selo reproduz o quadro «Menina à Bandeira» (1981), da colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Outra figura representada nesta emissão, é Maria Keil (1914-2012). Maria Pires da Silva Keil do Amaral, foi uma grande pintora e ilustradora portuguesa. Para além do desenho, da pintura, do design gráfico, tapeçaria, cenografia e ilustração, notabilizou-se na azulejaria com vastas obras de arte urbana, como as paredes do Metropolitano de Lisboa, e os azulejos das fachadas de edifícios na Avenida Infante Santo, em Lisboa, sendo uma destas obras com o título «O Mar», que aparece reproduzida no selo.
João Hogan (1914-1988). João Manuel Navarro Hogan, pintor e gravador português. O selo reproduz o óleo sobre tela «A Paisagem» (1970), existente no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Outra figura da cultura portuguesa representada nesta série, é Joaquim Namorado (1914-1986), matemático e um dos fundadores do movimento neo-realista português. Por último, Sebastião e Silva (1914-1972), matemático, professor e autor de vários livros para o ensino da matemática.
Estes selos têm trabalho artístico do Atelier B2. Como não há imagens dos selos, deixamos aqui a imagem dos carimbos de primeiro dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário