quinta-feira, 30 de julho de 2015

Dia do Selo Postal Brasileiro

No dia 1 de Agosto passa 172 anos que há selos postais no Brasil, é o «Dia do Selo Postal Brasileiro». Quero também deixar aqui a minha homenagem ao segundo país do mundo que emitiu selos postais, os famosos e valiosos «Olho de Boi», e que desde essa data tem mostrado ao mundo a sua Cultura, o seu Povo, a sua História. E a melhor forma de homenagear a filatelia brasileira, é a divulgar as novas emissões de selos, e tudo o que os filatelistas vão realizando para a valorização do coleccionismo.

E a primeira emissão que divulgo hoje, é uma emissão corrente de dois selos do tema «Sustentabilidade», que mostra um jovem aprendiz de um curso de formação profissional, que vai adquirir competências para o ingresso no mercado de trabalho de forma mais qualificada. O segundo selo incentiva a redução da emissão de CO2, com a reprodução de uma motorizada eléctrica dos Correios do Brasil. Estes selos auto-adesivos têm trabalho artístico de Miriam Guimarães - Correios do Brasil, e foram postos a circular no dia 10 de Junho. A impressão, por rotogravura, foi da Casa da Moeda do Brasil.

A outra emissão é especial da série América - UPAEP - União Postal das Américas, Espanha e Portugal, para comemorar a 30 de Julho o «Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas», uma data aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Novembro de 2013. O selo, com desenho de Daniel Effi, e dos Correios do Brasil, representa a «Campanha do Coração Azul» da UNODC, organização das Nações Unidas contra a Droga e o Crime, cujo lema é «Liberdade não se compra. Dignidade não se vende. Denuncie o Tráfico de Pessoas».



1 comentário:

  1. Olá MARIO, realmente hoje a filatelia do Brasil esta em festa,abraço

    ResponderEliminar