terça-feira, 21 de julho de 2015

Novas Emissões de Selos da Eslovénia

No dia 29 de Maio, os Correios da Eslovénia puseram a circular um conjunto de emissões filatélicas, que vamos ver hoje nesta nossa página. E o primeiro selo assinala a realização do Campeonato do Mundo de Atletismo, em Pequim, com ilustração de Robert Zvokelj. Um outro selo, com o valor facial de €0,60, assinala a existência do «Postcrossing», um website criado pelo português Paulo Magalhães, para a troca de postais entre coleccionadores de todo o mundo, e que regista já um grande número de utilizadores na Eslovénia. Este selo tem trabalho artístico de Villa creativa.

A emissão «Europa 2015», reproduz dois brinquedos antigos das crianças da Eslovénia, e de todo o mundo, com o cavalo de balanço, que podia ser de madeira ou de ferro, e o carro «Konstantin B». O desenho da emissão é de Radovan Jenko, e o trabalho fotográfico é de Janez Vlachy, ArrFOTO, Nika Curk. Emitiram também um bloco com um selo que mostra o navio de carga a vapor «Rog», numa série especial que estão a dedicar a barcos eslovenos. Este tem ilustração de Matjaz Ucakar, e foi impresso na Letónia.

Lançaram ainda um outro bloco com um selo, comemorativo do «Ano Internacional do Solo», uma decisão da 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que marca também o dia 5 de Dezembro como o Dia Mundial do Solo. O bloco tem trabalho artístico de Villa creativa, e fotografia de Borut Vrscaj. Uma outra emissão de cinco selos, mostra cabanas de montanha, cuja construção foi um dos objectivos da Associação Alpina da Eslovénia, fundada em 1893. Esta série tem ilustração e desenho de ZADRUGA.TRAPARIJ, Kaja Mlakar Agrez.

Por último, uma emissão corrente de cinco selos com taxas baixas, que representa pássaros da Eslovénia. São selos auto-adesivos, cada um com uma letra que forma a palavra POSTA, pondo os selos por ordem crescente de valor facial. Têm ilustração de Silvija Cerne, e foram impressos por Oriental Security Printing Solutions, do Bahrain.








Sem comentários:

Enviar um comentário